sábado, 2 de junho de 2007

Windows XP Full Performance. Parte 6

Utilizando Ferramentas:

BOOTVIS:

Ferramenta para análise de boot do Windows XP, apresentando gráficos com os tempos consumidos em cada tarefa de inicialização. Tem também um comando para otimizar o boot.
Depois de instalado, abra-o, clique em "Trace" no menu acima, e selecione "Next boot + Driver Delays", coloque em "Number of repetitions" o valor "3" e de Ok.
O sistema vai da o boot 3 vezes, depois disso, abra novamente o Bootvis, clique em trace, e em "Optimize System", mas um boot e aguarde aparecer uma janela mostrando o progresso de otimização do sistema.

CACHEMAN:

Otimize o cache do Windows para uma melhor performance do seu sistema. Ele altera o arquivo system.ini para melhorar o cache de sistema.
Depois de instalado, abra-o, clique em Show Wizard/All:
Disk Cache - Balance
Icon Cache - Set large maximum Icon Cache size
Unload DLLs from Memory - Ativar
Disable Paging Executive - Ativar
IO Page Lock Limit - Ativar
Disable NTFS last access update - Ativar
Reserve more space for the Master File Table - Não ativar
Defragment Hard Disk When Idle - Ativar
Hung App Timeout - Otimize
Wait to Kill App Timeout - Otimize
Menu Show Delay - Otimize
Filename Completion - Não ativar
Salve as configurações e reinicie o computador.

AUTORUNS:

Alternativa ao msconfig da microsoft, o Autoruns gerencia TUDO que inicializa junto com seu sistema, por ele você tem diversas opções separadas detalhadamente de tudo que iniciar junto com o sistema podendo desativar e ativar facilmente.
Cuidado ao desativar o que não conhece pos alguns arquivos são ESSENCIAS pro
funcionamento do sistema.

PERFECT DISK 7:

O Windows tem um utilitário pra desfragmentação de disco, mas o mesmo é bem limitado perdendo feio pra alguns concorrentes, eu recomendo o Perfect Disk 7, o processo de desfragmentarão é bem mais demorado que os concorrentes, mas ele realmente aprimora o desempenho do disco.
Depois de instalado, abra-o, clique em “Desfragment”, marque a caixa “Do Not Show This Dialog again” e de OK, o processo demora Horas dependendo da quantidade de espaço em disco.
OBS: Faça isso apenas UMA vez em cada 2 meses, não é necessário desfragmentar o disco em curtos espaços de tempo.
OBS: O programa é muito bom, mas pra ele funcionar e preciso que dois serviços estão em execução, então após uma desfragmentação desabilite os serviços “PDengine” e “PDsheduler”, antes de utilizar o programa é preciso Ativar esses serviços.

REGISTRY HEALER:

Existem diversas opções de “limpadores” de registro no mercado, mas de muito longe o Registry Healer é o melhor deles, pos só ele consegue achar um numero tão elevado de chaves inúteis que tomam a performance do sistema.

0 comentários: