terça-feira, 26 de junho de 2007

Como consertar você mesmo seu computador. (Parte II)

11) Nova placa de vídeo trava o micro depois de 20 minutos
Tenho um micro Pentium 233 MMX, com 64mb RAM, Placa Mae Onboard Video HD de 30 GB e recentemente comprei uma placa de video com 8mb, e segundo informações da própria fabricante deveria funcionar normalmente com 166 MMX, mas o que acontece é que o vídeo trava após um tempo de uso de mais ou menos 20 minutos. Trava na internet e na execução de alguns jogos. O que fazer para resolver, já que verifiquei no seu livro e Manutenção e Montagem, mas não consegui achar como resolver?

Resposta:
Você esqueceu de dizer a marca e o modelo da placa de vídeo, o que seria uma informação valiosa. Útil para que eu tivesse um caminho mais claro para a solução do problema, e também para os leitores saberem que esta placa pode potencialmente apresentar problemas. Antes de mais nada, a placa pode estar com defeito de fabricação. Ou ainda, pode ter sido danificada por eletricidade estática durante a sua instalação. Eu mesmo comprei uma placa com o chip TNT2 Pro, com 32 MB, fabricada pela Digitron, que funcionou perfeitamente durante 4 meses, e aos poucos começou a piscar a imagem, travar no boot até que finalmente passou a apresentar apenas faixas colorida quando o PC é ligado. No momento está na loja onde comprei, aguardando substituição, já que tem garantia de 6 meses. Sua placa pode estar com defeito, mas também pode estar sofrendo de aquecimento. Para confirmar, experimente usá-la com o micro aberto, e com um ventilador direcionado para o seu interior. Se assim não travar, então o problema é mesmo aquecimento. Procure então reorganizar os cabos no interior do micro para facilitar o fluxo de ar. Deixe um slot livre ao lado do chip gráfico da sua placa, para facilitar a dissipação do calor. Instale um cooler frontal, jogando ar para dentro do gabinete. Finalmente, não deixe de instalar a versão mais nova do DirectX (www.microsoft.com/directx/) e instale os drivers mais recentes para a sua placa de vídeo, disponíveis no site do seu fabricante.

12) Não grava ESCD
Tenho um Pentium-II 400 com Hd Quantun de 20 GB, 128 Mb de RAM, Placa de Video AGP ATI de 8 Mb, Placa de Som SBLive da Creative e placa-mãe ASUS P2-99. Recentimente começou a aparecer uma mensagens durante a inicialização do sistema, toda ves que ligo o computador aparece uma mensagem de erro seguida de um longo beep:

ERROR -- Can't Write ESCD

Gostaria de saber de onde vem esta mensagem. Que posso fazer para resolver este problema?

Resposta:
O ESCD é uma área na qual são armazenadas informações sobre os dispositivos de hardware instalados no PC. Esta área é acessada e gerenciada tanto pelo BIOS como pelo Windows. Sua alteração é feita quando mudamos alguma configuração de hardware, por exemplo, quando instalamos uma nova placa ou quando alteramos certos itens do CMOS Setup. A mensagem Can?t Write ESCD desaparecerá quando você habilitar a opção BIOS Update no CMOS Setup (Advanced Menu). O ESCD faz parte da Flash ROM que armazena o BIOS. Se as gravações nesta Flash ROM estiverem desabilitadas, o ESCD não poderá ser atualizado. Existe alguma alteração pendente, em função de alguma alteração de hardware que você fez. Habilitando a gravação do BIOS no CMOS Setup, o problema estará resolvido. Depois que a alteração pendente for feita você poderá desabilitar novamente as gravações na Flash ROM, por questões de segurança.

13) Problemas para ligar o PC
Tenho um computador AMD K6II 500 MHz com 64 Mb de ram, HD15Gb, placa mãe Soyo off board 512Kb de cache, fax modem Motorola SM56 PCI, placa de som Sound Blaster Audio PCI e placa de vídeo SiS6326 com 8Mb; e está tudo funcionando muito bem. O que vem me tirando o sono é o seguinte "probleminha": quando aperto a tecla POWER não aparece imagem alguma na tela, alguns segundos em seguida, soa um alarme de dentro do pc e eu então tenho que resetá-lo para que ligue corretamente. O que me deixa mais intrigado ainda é o fato desse problema nem sempre ocorrer, pelo que pude observar, ele quase sempre ocorre quando o pc está frio (quando o pc fica algumas horas fora de uso) e quase nunca ocorre quando o pc é desligado e religado no mesmo instante. O que eu devo fazer? Quais os prejuízos eu teria se continuasse utilizando o computador nessas condições? Se possível gostaria que me indicasse um técnico confiável aqui em Goiânia que saiba resolver tal transtorno. Obrigado

Resposta:
Eu diria com 99% de certeza que o problema está na sua fonte de alimentação. Primeiro porque ela é a responsável pelo ligamento do computador. Segundo porque é mais provável que os componentes analógicos da fonte sejam sensíveis à temperatura, que os componentes digitais da placa de CPU. Qualquer técnico iria experimentar a troca da fonte, em primeiro lugar. Para ter 100% de certeza, só mesmo testando através da troca. Se não for problema na fonte, pode existir algo errado na placa de CPU. Devemos verificar se o processador está corretamente configurado, com clock interno, externo e voltagens de acordo com o processador que você tem instalado. Em último caso, um teste que eu faria nesse caso: retirar todas as placas e periféricos do computador, deixando apenas a placa de CPU e a placa de vídeo. Testaria se o problema ficou resolvido e iria adicionando cada uma das placas e periféricos e testando (é claro, é preciso desligar tudo a cada instalação). Note que este tipo de trabalho não é recomendado para um usuário que não tem habilidades com hardware.

14) Troca de memória faz o micro fritar
Gostaria de sua ajuda, eu moro no Colorado (U.S.A), recentemente fui presenteado por um amigo. Ele me deu um servidor da Hp cujo modelo é Vectra XU 6/200, que tem a seguinte configuração: Placa mãe dual Intel com SCSI Onbord, processador Pentium pro 200, 128 MB ram, Hd SCI Seagate Barracuda 4 gb, Pl.Vídeo Matrox 2064w, etc... O problema e que esse meu amigo instalou uma memória SDRAM junto com as outras que são 4 pentes de 32 MB cada, do tipo ECC(4Mx72) 60DD, ele achou que era do mesmo modelo, pois seu formato físico é parecido. Quando ligou o micro, disse ter saído uma fumaça, desde então não funcionou mais. Eu creio que deve ter queimado as memórias, pois já troquei todas as peças menos as memórias, que são muito caras, acima de 200 dólares no site da Hp. Eu gostaria de saber se é a memória mesmo a causa do problema e também se você sabe onde posso encontrar esse tipo de memória com o preço mais acessível? Se possível mande a resposta para meu e-mail

Resposta:
Parece fácil instalar memórias, mas o perigo é grande quando o usuário não entende o que está fazendo. Essas memórias são provavelmente do tipo EDO, porém com encapsulamento DIMM/168. É um tipo bastante raro. No Brasil a maioria das memórias DIMM/168 são SDRAM (o tipo que ele provavelmente deve ter instalado), mas em um passado recente, principalmente em PCs de grandes fabricantes, eram usados também módulos EDO com este encapsulamento. Este é o caso do Pentium Pro/200, com barramento de 66 MHz, que ainda operava bem com memórias EDO. Essas memórias operam com tensão de 5 volts, enquanto as do tipo SDRAM utilizam 3,3 volts. Isto pode ter feito as memórias fritarem. Pior ainda, um encaixe forçado em um soquete não compatível pode provocar curto circuitos entre tilhas do soquete. É possível que este curto circuito tenha afetado a placa de CPU. Ela deve usar provavelmente o chipset i440FX, para Pentium Pro, que não suporta SDRAM. Esta placa de CPU provavelmente aceita apenas memórias EDO DIMM/168. Você pode tentar encontrar essas memórias na Kingston (www.kingston.com).

15) Travamento
Tenho um AMD K6-2, e na maioria das vezes que estou acessando a Internet, ele trava e tenho que reiniciar o PC. O que seria esse problema?

Resposta:
São muitos os motivos que podem levar a um travamento. Se você executa várias outras funções com este PCs, além do acesso à Internet, e os travamentos só ocorrem quando é feito o acesso à Internet, então podem existir problemas no navegador ou no modem. Instale a versão mais nova do navegador que você utiliza, e instale os drivers mais novos do seu modem. Por outro lado, se o PC trava também em outras ocasiões, este pode ser um problema característico da placa de CPU. Existem muitas placas de CPU para K6-2, sobretudo as produzidas pela PC Chips, que têm o mau hábito de travar, travar e travar. Nas lojas de São Paulo, estão chamando esta marca de ?placas de CPU para leigos?, porque quem conhece um pouco não quer PCs com essas placas. É claro que os problemas podem ser outros, mas para detalhar outras soluções eu precisaria saber mais sobre o seu computador, e você apenas disse qual era o processador. Se os problemas persistirem envie outra carta, mas dê mais detalhes sobre a configuração do seu PC.

16) PC faz barulho
Adquiri recentemente um PC AMD K6-2 500 Mhz com a seguinte configuração: placa mãe Asus P5A-B, 128 Mb de Ram, placa de vídeo de 8Mb, HD de 10.2 GB, kit multimídia Creative 52X mx, placa de som Yamaha e fax-modem Motorola 56K. Desde que comprei essa máquina e comecei a usá-la, ela começou a apitar direto. O técnico veio e trocou o processador, mas ela continua apitando. Notei que isso ocorre quando estou trabalhando com um programa mais pesado e de repente, ela pára de fazer o barulho. O que pode ser e como faço para resolver este problema?

Resposta:
O apito pode ter diversas causas. A primeira coisa a fazer é descobrir onde ele está sendo gerado. Deixe o gabinete aberto e use o computador. Quando começar a apitar, observe atentamente até descobrir de onde o som está saindo. ?Apitos? como você explicou, é uma descrição muito vaga. O som pode estar saindo do alto falante da placa de CPU, de um componente da fonte de alimentação ou de algum motor com problemas (no disco rígido, drive de CD-ROM e até no cooler). Creio que a troca do processador foi um tiro no escuro. Duvido que o seu processador estivesse apitando. Insista para que a assistência técnica resolva o problema, pois já que você comprou o PC recentemente, ele ainda está na garantia.

17) Micro maluco
Há quatro meses comprei um computador K6 2 500 Mhz, 32 MB de Ram, HD de 7.5 GB, CD Rom 52X, placas de vídeo, rede e fax modem onboard e Windows 98 instalado. Sempre que rodo jogos como GP2 ou MAXI, no momento de sair do game aparece uma tela negra e o PC não consegue retornar para o Windows sem eu ter que reinicía-lo ou dar reset. Geralmente, quando vou instalar algum programa também aparece uma outra tela diferente, desta vez, azul, exibindo uma mensagem afirmando que ocorreu um erro OE ou um erro OD acompanhados de alguns números. Ao usar outros programas, como o Internet Explorer 5, por exemplo, o micro sempre trava e quando dou Ctrl+Alt+Del aparece uma janela com a mensagem que o mesmo não está mais respondendo. Para finalizar, ás vezes ligo o PC e o mesmo se reinicia sozinho, sem explicação alguma. Já passei o antivírus mas não encontrei nada. O que pode estar acontecendo com o meu computador? O que posso fazer?

Resposta:
Placa de CPU para K6-2 com som, vídeo, modem e rede provavelmente é a PCChips 598. É uma placa barata e problemática, e esta marca é considerada a pior do mercado, só tem de bom o preço. Esta placa não foi projetada para executar jogos, e sim, para Office applications (Word, Excel, acesso à Internet, etc.). É possível utilizar jogos, mas com muitas restrições de qualidade gráfica e desempenho. Além disso o fabricante não se responsabiliza sobre a compatibilidade com os jogos 3D de última, nem de penúltima geração. Em resumo, você poderá utilizar vários jogos com restrições de desempenho e qualidade visual, mas nem todos funcionarão. É uma questão de sorte. Você pode melhorar a situação instalando drivers mais recentes para o vídeo, bem como a versão mais nova do Directx, obtida em www.microsoft.com/directx/. Travamentos e telas azuis são características de placas de CPU de baixa qualidade. São falhas de hardware que em geral precisam de substituições para a sua solução. Trocar as memórias e a placa de vídeo (instalar uma de verdade e desativar o vídeo onboard), por exemplo. Muitas pessoas compram computadores com a M598 e têm a sorte de um bom funcionamento. Muitas outras passam por inúmeros problemas. Isso é o resultado do uso de componentes, como capacitores e conectores, de baixa qualidade. Alguns funcionam, outros não. Este PC ainda deve estar na garantia, pois 6 meses é o mínimo que as lojas oferecem. Veja se o revendedor/produtor consegue resolver os problemas, talvez trocando por uma placa de CPU igual e ?sortuda? ? funcionando.

18) Como usar o multímetro
Sou leitor assíduo de sua coluna no EM, visito com constância seu site, li seu livro Manual de Manutenção e Expansão de PC's (Fora de série); enfim, sou admirador de seu trabalho: como técnico em informática, utilizo suas dicas e ensinamentos para me manter atualizado e resolver aqueles percalços do dia-a-dia. Sou um técnico iniciante e lido com o "arroz com feijão" da coisa: reparos, instalações e montagem. Acho que meu serviço iria melhorar se eu usasse um multímetro para fazer diagnósticos mais precisos de placas, portas e outros dispositivos com defeito: sou leigo em eletrônica (pretendo estudá-la; pois além de ter interesse no assunto, sei que iria facilitar muito minha vida profissional). Agradeço se você pudesse me indicar um site, revista ou livro que ensinasse os macetes do uso do multímetro.

Resposta:
Agradeço as referências elogiosas sobre meu livro. O multímetro é um aparelho que pode ajudar qualquer técnico em seu trabalho, mas sua utilidade não é tão grande no caso de circuitos digitais. Basicamente o multímetro mede três grandezas elétricas: voltagem, corrente e resistência. Em circuitos analógicos, como os de TVs, rádios, aparelhos de som e monitores, acompanhar valores de voltagem é uma boa forma de encontrar defeitos. Através de medições de resistência, podemos verificar se um transistor ou diodo está danificado. Por outro lado, os circuitos digitais não podem ser monitorados tão facilmente com um multímetro. Eles trabalham com freqüências muito elevadas que não podem ser percebidas pelo multímetro. Os equipamentos indicados para ?medições? em circuitos digitais são os osciloscópios (preço em torno de 1000 dólares) e o analisador lógico (preço em torno de 5000 dólares). Ainda assim o multímetro pode ter alguma utilidade e é importante saber usá-lo. Ele não vai permitir, como você quer, diagnosticar uma placa, mas poderá ajudar a checar tensões da fonte de alimentação, verificar mau contato em cabos e outras tarefas simples. Em Belo Horizonte, não sei qual é a ?rua especializada? em peças de reposição para rádio e TV, mas você não terá dificuldades para encontrar. Já vi nessas lojas, pequenos livretos como ?1001 usos para o seu multímetro?, ou similar. As revistas Eletrônica Saber e Antena, encontradas em todo o Brasil, também oferecem livros avulsos para técnicos em eletrônica, explicando o uso de multímetros, osciloscópios e outros equipamentos.

19) Problema com Windows 98 e fontes ATX
Estou fazendo a manutenção de um K6-2 500MHz, 32MB RAM, HD 10 GB, placa-mãe M599 LMR (Chipset Sys 530 com som, fax, rede e vídeo onboard). Instalei o Windows 95 OSR2 e a fonte ATX desligava automaticamente quando era pedido para desligar o computador. O seu funcionamento estava normal até a instalação do Windows 98. Quando quero desligar o micro, ele pára na tela do logow.sys. Só desliga quando seguro durante uns segundos o botão power. Quando ligo, ele executa o scandisk dizendo que o computador não foi desligado de forma correta. Quanto ao funcionamento do micro, tudo ok. Gostaria de saber mais informações sobre fontes ATX e como proceder em casos como esse.

Resposta:
Para que um PC desempenhe corretamente as funções ligadas ao gerenciamento de energia (ligar, desligar, espera, hibernar), é preciso que estejam instalados corretamente os drivers do seu chipset. Esses drivers são fornecidos no CD-ROM que acompanha a placa de CPU, e são encontrados em versões mais novas nos sites do fabricante da placa de CPU e do chipset. Se esses drivers não forem instalados, vários problemas relacionados ao desligamento podem realmente ocorrer. Tenho observado que a maioria dos usuários, e mesmo um grande número de técnicos não se lembra de instalar esses drivers. A atualização dos drivers de vídeo, som e outros dispositivos também pode ser necessária para resolver este tipo de problema. Quanto às especificações ATX, você poderá encontrá-las com facilidade, por exemplo em:

http://www.tyan.com/products/html/atx_info.html
http://developer.intel.com/design/motherbd/atx.htm
http://www.formfactors.org/

20) Mais uma placa PC Chips travando
Tenho um micro AMD Duron 700, placa Socket A M805LR (PC 266 System Board), placa de vídeo Matrox Mystique 220, som onboard, 128 de Ram, HD Fujitsu MPD3084 AT, placa de fax US Robotics 56K voice in Win, drive de CD Rom de 60X genérico e gabinete ATX. Tenho que pressionar o botão Power duas vezes seguidas para que o micro ligue. E quando ele está fazendo as verificações trava geral me fazendo dar um "reset" (e há ainda outro possível travamento). Uma vez cheguei a repetir o processo três vezes. Gostaria que me ajudasse a resolver este problema.

Resposta:
É mais que conhecido o fato de que as placas PC Chips são campeãs de travamentos, mas o problema pode também estar em outras áreas. Memórias podem estar com problemas ou mal encaixadas. Seria preciso tentar encaixá-las firmemente, ou trocá-las. A fonte de alimentação pode apresentar problemas de ligamento, e falhas podem acarretar os travamentos que você tem observado. Seria preciso portanto experimentar uma outra fonte. Alguma outra placa ou periférico pode estar com problemas e causando quedas na tensão da fonte. O teste a ser feito neste caso é desconectar todas as placas, o drive de disquetes, o disco rígido e o drive de CD-ROM, e tentar ligar o computador. Se o botão Power funcionar corretamente, é possível que algum desses dispositivos seja o responsável. Reconecte todos eles novamente, mas por etapas, testando um de cada vez, até descobrir qual deles causa o problema. Finalmente, existe outro caso comum que é o aquecimento do processador, que resulta em travamentos. Para evitá-lo, utilize um cooler apropriado, para Athlon/Duron, cuja parte de alumínio tenha no mínimo 4 cm de altura. Aplique pasta térmica entre o cooler e o processador.

Como as placas PC Chips são campeãs de travamentos e outras dores de cabeça para o usuário, não deixe terminar o período da garantia para efetuar uma troca. É possível que você faça todos esses testes e não consiga resolver o problema, e que a troca por outra igual resolva tudo. Fica aqui um conselho para os demais leitores: não comprem placas PC Chips. Escolha outras marcas de maior confiabilidade: Intel, Soyo, Asus, FIC, MSI, Supermicro, A-Trend, Gigabyte, Abit, Aopen. Tudo menos PC Chips e Zida/Tomato. Cuidado também com as ?franquias? e nomes alternativos das placas da PC Chips, como Alton, ECS e Xcel.

1 comentários:

Anônimo disse...

Windows XP
Como fazer para q todo som emitido pelo computador saia pela caixas acústicas multimídias?Pq os sons característicos na ligação telefônica para a conexão à internet são emitidos pelo auto falante que tem dentro da CPU,se não me engano na placa de fax modem.