terça-feira, 7 de agosto de 2007

Como consertar você mesmo seu computador. (Parte VII)

61) Problema de desligamento
Possuo um PC BLASTER Professional, com a seguinte descrição:
BIOS Award, version 2.0 01-WB, date 11/fev/1998, com placa ATrend i440LX-W977-ATC-6120C.00, com uma HD master de 10,2GB e um Slave de 4,2GB, 192MB de RAM, placa de vídeo S3 VIRGE DX/GX PCI (375).

Desde quando o adquiri com o Windows95C, depois efetuando Upgrade, instalando a versão completa do Windows98SE, sempre quando comandava o "Desligar", em virtude fonte ATX ele desligava-se sozinho. Em 13/07 fiz Upgrade para WindowsMe, e o desligamento automático não mais acontece. Quando comando o "desligar" o sistema desliga somente o monitor e mantém a CPU trabalhando, efetuo então o desligamento através do Botão de POWER, porém quando ligo novamente o PC o ScanDisk é ativado como se houvera sido efetuado um desligamento irregular. O que devo fazer para voltar o desligamento automático? Esclareço que tenho o CD da placa, porém o ChipSet não é aplicável ao Windows Me.

Resposta:
Falhas nas funções relacionadas com a energia são em geral relacionadas com problemas nos drivers do chipset e da placa de vídeo. Sugiro que você acesse o site do fabricante da sua placa de CPU e busque os seus drivers para Windows ME. Os drivers existentes no CD-ROM da placa estão atualizados, são provavelmente para Windows 98, e não para Windows ME. Esses drivers garantem o correto funcionamento das interfaces IDE, da interface AGP e das funções ligadas ao gerenciamento de energia. Outro problema é o driver da placa de vídeo, que também precisa ser atualizado. Muitas vezes os drivers que acompanham o Windows, ou mesmo drivers desatualizados, resultam em problemas na ocasião do desligamento.

Este travamento no desligamento é um problema muito chato que ocorre em vários PCs, pelos mais variados motivos. Em certos casos ocorre devido a programas em execução no próprio Windows. Pressione Control-Alt-Del e desative as tarefas em execução, deixando apenas o Explorer. Depois faça o desligamento e verifique se funciona. Se funcionar, significa que um daqueles programas está causando o problema. Será preciso descobrir qual é o responsável, por eliminação. Muitas vezes um desses programas é o responsável, e podemos desativá-lo usando o programa MSCONFIG. Felizmente muitos dos programas em execução em segundo plano no Windows são meras ?perfumarias?, e sua desabilitação não faz falta.

62) Computador não liga
Gostaria de saber qual o problema, sabendo que já foi trocado a placa mãe e reconfigurado pelo fornecedor e mesmo assim não melhorou. As vezes quando vou ligar o computador ele não aparece nada na tela, não inicializa, depois de desligado eligado novamente na pagina de inicialização no lugar de Pentium III 750 MHz, aparece Pentium III 500E MHz e continua normalmente. Tenho instalado o Windows 98 - inglês.
Mod.:genuinelntel x86 family6 model8 stepping3 memoria: 124 MB, CPU: pentium III, Clock: 750 MHz, Versão: 4.10.2222A .

Resposta:
Em anomalias relativas ao processador, é sempre bom que sejam fornecidas as informações sobre o processador, como você fez, mas também sobre a placa de CPU. Sabendo a marca e o modelo da placa de CPU, eu poderia ir ao site do fabricante e encontrar informações específicas para este modelo. Sem saber qual é a placa, preciso restringir a resposta a aspectos mais genéricos. Por exemplo, muitas placas de CPU reduzem o clock do processador quando ocorrem problemas durante a inicialização. Como o seu computador não deu partida corretamente, o BIOS pode ter feito a redução do clock para permitir o funcionamento. Um Pentium III/750 pode operar com 500 MHz se o seu clock externo for reduzido de 100 MHz para 66 MHz. A redução pode ter sido necessária devido ao fato das memórias não terem suportado operar com 100 MHz. Parece estranho, mas as memórias SDRAM indicadas como 100 MHz ou 10 ns não são capazes de operar corretamente no padrão PC100, por isso são classificadas como PC66. Para que memórias SDRAM operem a 100 MHz, precisam ter marcação de 125 MHz ou 8 ns, de acordo com o padrão PC100. Eu apostaria que o problema com o seu PC é este, seja como for precisa ser examinado por um bom técnico.

63) Micro liga por 1 segundo
Tenho um Amd Athlon 800Mhz, placa-mãe Asus K7V,128 Mb e fonte 300watts ATX. Toda vez que ligo o estabilizador, o micro funciona por 5 segundos e desliga, apesar do led da placa mãe continuar aceso.Depois eu pressiono a tecla power e ele entra normalmente. Sera que é alguma opção do setup da placa mãe? Ou todas placas com fontes ATX operam dessa maneira? Existe alguma maneira de desabilitar essa função?

Resposta:
Realmente várias placas de CPU, dependendo da fonte em uso, ligam e desligam durante aproximadamente 1 segundo quando o estabilizador de voltagem é ligado. Isto não é problema quando o computador fica o tempo todo ligado na tomada, mas torna-se um incômodo quando é usado um estabilizador ou no-break para ligar ou desligar o computador diariamente. Em mesmo tenho um computador com uma placa K7V que apresenta a anomalia, fica ligada durante uns 3 segundos quando ligo o estabilizador, depois funciona normalmente ao ser usado o botão Power. Os estabilizadores de voltagem geram uma tensão maior que o normal durante uma fração de segundo quando são ligados. Isto é o que chamamos de overshot. Você pode observar o efeito ligando um abajour no estabilizador. A lâmpada piscará rapidamente com alta intensidade, depois ficará com a luminosidade normal. Resolvi o problema utilizando um ?filtro de linha? ligado depois do estabilizador. Desta
forma o computador não está energizado durante o overshoot, e o problema não ocorre.

OBS: Em muitos casos é possível resolver este problema com um pequeno ajuste no CMOS Setup, na seção BOOT ou Power Manager. Procure os seguintes itens e deixe-os desabilitados:

Wake Up on Ring: DISABLED
Wake Up on Modem: DISABLED
Wake Up on Network: DISABLED

64) Dificuldade para ligar o computador
Tenho um micro Pentium III 550 128 de memória, placa de vídeo Voodoo 3d com 16 mega, gabinete ATX e Windows ME. Ultimamente, quando tento ligar o micro depois de contar a memória na tela inicial ele desliga e só consigo reinicia-lo se desligar no estabilizador, pois o botão do micro fica inutilizado...Tenho que repetir este processo algumas vezes até que o micro ligue no modo de segurança, após isso se eu reiniciar pelo Windows ele funciona normalmente até que eu desligue...

Resposta:
Este problema é provavelmente um defeito de hardware. Erros de configuração ou bugs de software não causam este tipo de anomalia. Não consegue executar o boot, desliga sozinho depois da contagem de memória, e a seguir ignora o botão liga/desliga. Suspeito que o problema esteja na fonte de alimentação, já que ela deveria obedecer diretamente a chave liga/desliga, mesmo que exista um problema na placa de CPU. Em uma investigação em laboratório, a primeira providência seria experimentar outra fonte. Ainda assim podem existir problemas na placa de CPU, memórias, processador ou nas placas de expansão. Este é um caso em que a solução só pode ser encontrada por um bom técnico, trabalhando em um laboratório com peças de reserva para fazer os testes por substituição.

65) PC entra no Setup sozinho
Meu PC é um K7-ATLHON 750, MB Asus K7V, Video Voodoo 33000 agp, som Creative SBlive mp3, HD 20GB quantum ide, modem lucent 56k v90,128 de ram e Win 98SE Gostaria de saber porque as vezes quando ligo ele entra no setup sozinho.

Resposta:
É preciso verificar se antes da entrada no Setup aparece alguma mensagem de erro. Normalmente as placas entram no Setup quando detectam algum problema no processador ou nas memórias. Já observei problemas nesta placa com certos tipos de memórias PC133. Na seção Chip Configuration, marque a configuração da SDRAM Configuration by SPD. Esta é a forma correta de configurar a memória, mas caso mesmo assim encontre problemas, deixe este item programado como USER Define e mude o item SDRAM CAS Latency para seu valor máximo. Problemas como este podem ocorrer com memórias PC133 com marcação ?75. O ideal é que utilizem marcação ?7 (um pouco mais rápidas que ?75). Outra dica para quem vai instalar memórias: é melhor usar um módulo de 128 MB que dois de 64 MB. Chips de memória apresentam uma pequena degradação de sinais quando são ligados ?em paralelo?, como ocorre quando ligamos vários módulos juntos. Isto tem menos chance de acontecer quando usamos um só módulo, ou quando esses módulos têm uma pequena folga na velocidade, como usar ?7 ao invés de ?75 para chips PC133.

66) LEDs do teclado
Tenho um micro AMD K6-2 550 MHz, 128 de memória, placa-mãe Asus P5S-B com vídeo on board. Após ocorrerem vários conflitos, resolvi reinstalar o Windows 98 SE em outro diretório. Segui os conselhos encontrados no site http://www.laercio.com.br. Tudo foi resolvido e os conflitos foram sanados, porém surgiu algo interessante. Ao ligar o micro as três luzes do teclado (N/Lock, C/Lock e S/Lock) permanecem acesas e o teclado travado. Ao desconectar o teclado da CPU e reconectá-lo imediatamente, as luzes se apagam e o teclado funciona normalmente. O que fazer para acabar com isso?

Resposta:
Não faça isso, você pode estragar a placa de CPU! Não devemos conectar e desconectar dispositivos ligados, exceto aqueles que são feitos para suportar esta operação, como por exemplo, os periféricos USB. Tenho notícias de usuários que realmente queimaram placas de CPU ao conectar e desconectar o teclado com o computador ligado. O que está ocorrendo com o seu teclado é comum em vários PCs. Significa que o teclado não está ?resetando? corretamente quando o computador é ligado. O vilão é a fonte de alimentação, mas a troca do teclado pode resolver. Note que este problema não tem relação com o Windows, já que ele ocorre no instante em que o computador é ligado, antes do Windows ser carregado. A reinstalação não deveria ter causado o problema, pois a carga do Windows não afeta o processo de inicialização do hardware e ligamento do teclado. Experimente alterar os itens do Advanced CMOS Setup que afetam o teclado, como Boot Up Numeric Lock Status e Typematic Rate Settings. Você pode ter feito alterações nessas áreas, ou então desfeito alterações programadas pelo montador do PC, quando usou o comando Load BIOS Defaults. Faça esses testes, mas nunca desconecte o teclado com o computador ligado!

67) Problemas com drive de disquetes e memórias
Recentemente comprei um Pentium III 933 Mhz com barramento de 133 Mhz, placa mãe ASUS CUSL2-C (nada on-board), 256 mb RAM PC 133, HD 20 giga Quantum, Fax-modem Lucent 56k, CD-ROM Creative 52x, Gravador de CD HP 9100i, placa de vídeo Voodoo 3 - 3000 AGP, som Creative Live Mp3 + Studio e Windows ME. Percebi que quando ia dar Reset na máquina pelo Windows, o drive de 1.44 rodava como se fosse desligar, mas depois aparecia uma tela preta com um cursor piscando como se fosse uma janela DOS, e ele não reiniciava. Na hora de Desligar ele desliga tudo bem, mas nada de reiniciar. Para fazê-lo, tenho que pressionar o botão Reset da CPU. E notei também que a luz vermelha do gabinete que indica quando o HD está rodando fica constantemente acesa sem o HD rodar. Gostaria de saber também se existe algum programa ou meio no qual eu possa descobrir se minha memória é PC 100 ou PC 133 mesmo, pois estou desconfiado que fui enganado.

Resposta:
Você tem um computador bem configurado, formado por peças de boa qualidade, o que é raro no mercado nacional de micros. O acesso ao drive de disquetes durante o desligamento é característico de programas anti-vírus. Se existir um disquete com vírus quando o computador é desligado, o boot pode ser feito por este disquete quando o computador for ligado novamente, e o vírus pode entrar em execução. O que não é normal é o travamento na finalização do Windows. Um bom produtor de PCs deve entregar o micro ao cliente corretamente configurado e sem problemas como este. Talvez ele não tenha configurado corretamente a placa de CPU. Depois de instalar o Windows, e antes de instalar outros drivers, é preciso instalar os drivers do chipset. Um erro muito comum é quando o CD-ROM que acompanha a placa vem com drivers para Windows 98, que não são apropriados para o Windows ME. Se esses drivers não forem instalados podem ocorrer problemas no gerenciamento de energia, no barramento AGP, no gerenciamento de interrupções e ainda a lentidão nos discos IDE. Para não instalar os drivers errados, é preciso obter as versões mais recentes no site do fabricante da placa de CPU. Somente depois que esses drivers estão instalados é que devemos proceder com a instalação de drivers de vídeo, som, etc. Muitos montadores de PCs não tomam esses cuidados. Como resultado, o Windows funciona, mas apresenta alguns problemas, como por exemplo as funções de desligamento. Quanto às memórias, a melhor forma de checar a sua velocidade é através do seu tempo de acesso. Se for ?8 (8 ns), são memórias PC-100. Memórias PC133 devem ser de ?75, ou preferencialmente, -7 ou menor.

68) Problema com o modo de espera
Quando tento colocar o computador em modo de espera aparece a seguinte mensagem: "Seu computador não pode ser posto em standby porque um programa ou driver está impedindo esta ação. Feche todos os programas e tente novamente". Então procedo da seguinte forma: aperto as teclas CTRL + ALT + DEL e passo a finalizar a tarefa de todos os programas que estão abertos, menos EXPLORER e SYSTRAY. Volto a tentar colocar em modo espera, mas a mensagem continua aparecendo e não consigo por o computador em modo standby. O que devo fazer?

Resposta:
O caminho que você tomou está correto. Verificou se algum dos programas ativos estava impedindo a entrada no modo de espera. Note entretanto que não só programas podem impedir a entrada no modo de espera, mas também drivers. De um modo geral, drivers antigos não são totalmente compatíveis com o modo de espera. Você precisará atualizar todos os drivers utilizados pelas suas interfaces, como som, vídeo, modem, etc. O mais importante, precisará atualizar os drivers do chipset da placa de CPU, pois esses circuitos são os responsáveis pela ativação do modo de espera e todos os recursos de gerenciamento de energia. Os drivers existentes nos CDs que acompanham as placas nem sempre são os mais atualizados. Algumas placas chegam a ficar meses nos distribuidores e nas prateleiras das lojas, até que chegam ao usuário com software bastante desatualizado. Use o Gerenciador de Dispositivos para checar as datas dos drivers. Comece trocando os drivers mais antigos, pois provavelmente um deles é o responsável pelo não funcionamento do modo de espera.

69) Monitor não desliga com o PC
Tenho um AMD Athlon 1 GHz adquirido a pouco tempo. Esse PC tem a fonte ATX de 250W que desliga o micro ao finalizar o Windows. No entanto, estou com um problema. O monitor, que está ligado na fonte do PC, não desliga (continua alimentado). Tentei configurar pelo setup da placa mãe o seu desligamento mas não consegui. Tive um Pentium com fonte AT que desligava o monitor sem problemas. O que é possível fazer para configurar o monitor para que desligue?

Resposta:
Esta é uma característica de todas as fontes ATX, apesar de não constar das suas especificações obrigatórias. Quando usamos o comando de desligamento em um PC moderno, partes da placa de CPU continuam energizadas, com a chamada ?voltagem de standby?, gerada pela fonte ATX. Da mesma forma, o conector de tensão alternada existente na parte traseira da fonte, onde normalmente ligamos o monitor, continua ativo, apesar do monitor entrar em estado de baixo consumo de energia. O monitor pode ser desligado manualmente, no seu interruptor, mas note que o próprio computador continua ?ligado?, com a tensão de standby gerada pela fonte ATX, que continua ligada. Melhor seria ligar ambos em um ?filtro de linha? ou estabilizador de voltagem, este sim sendo desligado provocaria o desligamento completo do computador e do monitor. A situação no seu antigo PC era bem diferente. A fonte padrão AT é uma herança dos anos 80, sendo portanto bem antiquada. Não possui recursos de gerenciamento de energia, podendo ficar apenas em dois estados: totalmente ligada e totalmente desligada. Por isso ao atuar sobre o botão Power do seu gabinete, tanto o computador como o monitor têm a energia cortada.

70) Problemas com IRQs
Desde que instalei uma placa de rede para acessar a internet em alta velocidade aconteceu o seguinte problema : O Windows 98 reconhece a placa de rede, mas mudou o IRQ da Placa de Som para interrupção 11 ( e não 5 como era antes ). O resultado é que ao reiniciar o computador aparece uma mensagem informando que a SoundBlaster está direcionada para a interrupção errada e que é para redirecionar manualmente. Após inúmeras tentativas, ao conseguir fazer isso, o computador trava. Tive que tirar a placa de som para poder ligar o computador novamente. O que devo fazer ? Poderiam me indicar algum artigo com a solução do problema?

Resposta:
Você pode ler meu artigo ?Instalações sem conflitos de hardware?, encontrado em www.laercio.com.br. Lá você aprenderá toda a problemática sobre IRQs, DMAs e outros recursos, e terá condições de se sair melhor em problemas como este. Antes de 1995, as placas usavam jumpers para selecionar endereços de E/S, endereços de memória, canais de DMA e linhas de IRQ. O usuário era responsável por saber como cada placa estava configurada, e configurar corretamente os jumpers de todas elas, usando as instruções dos seus manuais. Com o Windows 95, foi introduzida a tecnologia Plug and Play (PnP), na qual o sistema operacional configura automaticamente as placas para que não ocorram conflitos. Infelizmente, passados 6 anos, ainda ocorrem problemas nesta área, como é o seu caso. Uma placa de som pode operar com qualquer IRQ. A IRQ5 era a utilizada pelas primeiras placas Sound Blaster, mas qualquer outra disponível pode ser usada. Apenas é recomendável o uso da IRQ5 para quem quer 100% de compatibilidade com jogos para o modo MS-DOS, pois alguns deles não aceitam IRQs como 10, 11 e 12. Sua placa de rede está usando a IRQ5, e ao mudar a IRQ da placa de som também para 5, ocorreu um conflito de hardware, que resulta no travamento. Possivelmente seu problema pode ser resolvido da seguinte forma: a) Retire a placa de rede; b) Instale a placa de som e mude sua IRQ para 5; c) Use Gerenciador de Dispositivos / Computador / Propriedades / Reservar recursos; e reserve a IRQ5. Será apresentado um aviso indicando que a IRQ5 já está ocupada, ignore; d) Configure manualmente a placa de som para usar a IRQ5, mesmo com a indicação de ?conflito?. Teste a placa de som; e) Instale agora a placa de rede. Ela não vai mais tomar para si a IRQ5, pois já está ?reservada?. Se ainda ocorrerem problemas, experimente instalar a placa de rede em outro slot, pois poderá usar outra IRQ.

0 comentários: