domingo, 14 de outubro de 2007

Tecomputer-Blog Feed.

(Se preferir, assista agora a este vídeo que explica rapidamente o que é Feed. Para informações mais detalhadas leia o texto abaixo)

RSS e atom (também conhecidos como Feeds) são formas alternativas de acessar o conteúdo de um site ou blog.

Blogs e sites de notícia publicam conteúdo periódico, ou seja, são atualizados freqüentemente. Se você está acostumado a ler um determinado site ou blog, acaba sendo obrigado a visitá-lo periodicamente, tenha ele sido atualizado ou não.

Podemos comparar a assinatura do RSS ou ATOM de um site ou blog como a assinatura de uma revista. Ao assinar uma revista, você elimina o incômodo de ter que ir até a banca verificar se um novo exemplar já está disponível e comprá-lo.

Ou seja, a informação vem até você ao invés de você ter de ir até ela.

Como isso funciona?

Sem entrar em detalhes técnicos, para assinar um site você precisa de duas coisas: o endereço do arquivo de feed do site (URL) e um agregador ou leitor de feeds.

O que são agregadores de feeds?

São programas feitos para interpretar o conteúdo de um arquivo RSS ou Atom. Eles lêem o conteúdo de um arquivo cheio de códigos e apresenta este conteúdo em uma forma que você possa entender.

Usando um agregador para se inscrever em todos os sites que você costuma acessar periodicamente e que publicam algum feed poupa tempo e facilita sua vida, pois possibilita agrupar em apenas um lugar toda a informação que você deseja consumir na internet.

Existem dois tipos de agregadores: desktop e baseados em web.

Agregadores desktop são programas comuns, que ficam instalados no seu computador. Você copia o endereço do feed e usa o comando “novo feed” ou algo similar do agregador para se inscrever no blog a que o feed pertence.

Já os agregadores baseados em web são serviços na internet que funcionam como se fossem um programa, uma aplicação (exemplo: webmail, como o Gmail ou Hotmail). Você acessa o site do agregador e procede mais ou menos da mesma forma que procederia em um agregador desktop para se inscrever em determinado feed. A grande vantagem de usar um agregador web-based é que, como ele não está instalado no seu computador, você pode acessar seus feeds de qualquer lugar seja na faculdade, no trabalho, na casa de um amigo ou um cybercafé. Além de funcionar em qualquer sistema operacional que tenha um navegador web suficientemente moderno.

Agregadores desktop:

Agregadores baseados em web:

Qual é o feed do Tecomputer-Blog?

O feed deste site é http://feeds.feedburner.com/Tecomputer-blog

E como faço para assiná-lo?


Digite seu endereço de e-mail para se cadastar e receber as novidades do Tecomputer-Blog no seu e-mail.

0 comentários: