quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Novidades do passado.

Primeira Bicicleta
Imagem
A primeira bicicleta foi criada em 1791 pelo conde francês Sivrac. Era chamada de celerífero e foi construída de forma bem simples. Era feita de madeira, não tinha pedais (se locomovia com o impulso dos pés!) e não era dirigível, andava apenas para frente.


Primeira Motocicleta
Imagem
Apresentada em 1885 por Gottlieb Daimler, a Daimler Riding Car foi a primeira motocicleta da história. A idéia de criar um veículo de duas rodas foi com a finalidade de redução de gastos. Se movia graças a um motor de combustão interna.


Primeiro automovel
Imagem
Apresentado em 1886 por Kart Benz, chamava-se Benz Motorwagen e foi o primeiro veículo motorizado da história e tinha três rodas. Foi produzido até 1893 e sucedido pelo Benz Velo, que veio a ser o primeiro quatro rodas.


Primeiro forno micro-ondas
Imagem
Foi inventado acidentalmente em 1946 pelo Dr. Percy Spencer que testava magnetrons para aparelhos de radar. O primeiro alimento a ser cozinhado deliberadamente com microondas foram pipocas, e o segundo um ovo que explodiu na cara de um dos experimentadores. Media 1.60 m e pesava 80 Kg.


Primeiro Computador
Imagem
O Univac I foi criado inicialmente com propósitos militares em 1951. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel. Foram vendidas 46 unidades. Pesava aproximadamente 7250 Kg.


Primeiro Disco Rígido
Imagem
Foi utilizado pela IBM no computador 305 RAMAC em 1956. Pesava 1 Tonelada e tinha capacidade para armazenar 5 mb de dados (isso mesmo: 5 mb)


Primeiro Mouse
Imagem
O mouse que conhecemos hoje foi criado por Douglas Englebart no Instituto de Pesquisa Stanford em meados de 1964. O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores isto porque era fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos.


Primeiro computador portátil
Imagem
O Osbourne I apresentado em 1981 foi o primeiro computador portátil da historia. Pesava 10.7 Kg, custava $1795 dólares e tinha uma mémoria principal de 64 Kb. Contava com um monitor de 5 polegadas com 52 X 24.


Primeiro reprodutor de música portátil.
Imagem
O Walkman original foi criado em 1979 no Japão e levava o nome de Soundabout, no exterior. Foi criado pelo coordenador do setor de áudio da Sony Nobutoshi Kihara para o um dos sócios da empresa, Akio Morita, que queria escutar ópera durante seu trabalho desgastante.


Primeiro telefone celular
Imagem
O primeiro telefone celular da história, o Motorola DynaTAC 8000x, apareceu em 1983. Pesava 195 gramas, tinha uma autonomia de 1 hora falando e 8 horas de modo de espera. Custava nada menos do que $3995 dólares.

0 comentários: