domingo, 1 de julho de 2007

Como consertar você mesmo seu computador. (Parte III)

21) Led de Power não para de piscar
O meu AMD K6-II, 450 Mhz, 64 RAM, fonte AT, 300 W etc. vem apresentando, de maneira não constante, o led de Power piscando. Não percebo alterações na performance em geral. Um técnico "picareta" acha que é excesso de aquecimento na CPU. Instalei um exaustor extra e específico internamente e retiro a tampa da torre. O led continua piscando. Gostaria do seu parecer.

Resposta:
Em dúvidas sobre hardware, é sempre bom informar o modelo da placa de CPU, pois na maioria das vezes posso consultar os manuais e conhecer as peculiaridades de cada placa. Nas placas de CPU modernas, o LED Power pode piscar para indicar quando o computador está em estado de espera (standby). Outras placas mantém o LED Power sempre aceso e possuem um segundo LED (muitos o ligam no Turbo LED, existente em gabinetes antigos) para indicar o modo de espera. É preciso checar se o seu LED Power está ligado no ponto correto da placa de CPU. Por outro lado, é possível que exista um defeito e que o LED pisque aleatoriamente, ou que os drivers de gerenciamento de energia não estejam instalados. Esses drivers são encontrados no CD-ROM que acompanha a placa de CPU. Quanto ao aquecimento do processador, a melhor coisa a fazer não é retirar a tampa, nem instalar um ventilador extra. Muito mais proveitosa é a troca do cooler do processador por um modelo de maior tamanho, e que seja aplicada pasta térmica entre o cooler e o processador.

22) Lentidão do HSP Micromodem e outros problemas
Tenho um computador Compaq Presario 5000, Windows 98, 128 MB RAM e HSP 56 micromodem que apresenta os seguintes problemas: inicialização lenta e travamento constante trabalhando com softwares como o Office, gravando em disquete e na internet. Não adianta pressionar as teclas Crtl+Alt+Del e tenho de desligar a máquina manualmente, aguardando alguns instantes para ligar novamente. Na internet, não consigo conectar numa velocidade superior a 21600 bps. Com o outro computador de minha residência, usando mesmo provedor, linha telefônica digital e equipamento supostamente inferior, a conexão é mais rápida. Problemas no modem?

Resposta:
Este é um mal crônico do HSP Micromodem. Este é o segundo modem mais problemático do mercado, como divulgo nesta coluna todas as semanas. Ele não é um modem completo, pois não tem DSP (processador de sinais digitais), e depende do processador da placa de CPU para fazer o trabalho que seria do DSP. Os dois principais resultados são a queda de desempenho do processador e baixas velocidades de conexão, principalmente quando o processador da placa mãe não é muito veloz. Além disso a qualidade das conexões deixa muito a desejar, ocorrendo travamentos, quedas de ligação e baixas taxas de transmissão. A troca do modem por um modelo de melhor qualidade provavelmente resolverá o seu problema. O problema da inicialização lenta pode ser solucionado pela desinstalação de softwares que estão sem uso, seguida por uma desfragmentação no disco rígido. A gravação em disquetes é uma operação, que, durante o seu curso, faz mesmo o computador ficar lento. É melhor esperar o término da gravação para continuar trabalhando. Mas travamentos durante o acesso a disquetes não é normal. Pode ser um defeito no drive ou na fonte de alimentação. Os travamentos do Office podem ser solucionados pela instalação de Service Packs, disponíveis em www.microsoft.com.br.

23) Modem queimado
Tinha uma placa de fax modem US Robotics 56 K. Depois de dois anos, parou de funcionar. Ela era identificada no painel de controle, discava mas sem conectar. Troquei-a por uma US Robotics 33.600. Porém, depois de dois meses de uso, deu o mesmo problema. Gostaria de saber o que está causando a queima das placas. Será a linha telefônica ou um problema no computador? Existe uma oficina especializada no conserto de placas? Vale a pena arrumar?

Resposta:
A queima de placas pode ocorrer devido à queda de raios. Um raio pode cair a vários quilômetros de distâncias mas a sua sobretensão pode se propagar pelos fios da rede elétrica ou da rede telefônica. Mesmo chegando com baixa tensão ao sem modem (200 volts já é uma tensão de raio bastante atenuada), é suficiente para queimá-lo. Os modems possuem entre os seus circuitos de entrada, alguns diodos e um transformador de isolamento. Um técnico habilidoso e dedicado (sim, é preciso ser dedicado, pois muitos preferem trocar o modem inteiro que vencer o desafio de descobrir e substituir um componente defeituoso, já que isso normalmente dá muito trabalho) poderá fazer o conserto, mesmo que utilize peças retiradas de um outro modem estragado (sucata). Crie o hábito de desconectar o modem da linha telefônica quando o tempo ameaçar tempestades, e também quando for se ausentar por mais de um dia do local onde está o computador. Alguns filtros de linha possuem um conector adicional para desconectar a linha, o que facilita o trabalho. Se fizer a desconexão manualmente, não faça no conector do modem, e sim no conector da parede. Isso evitará estragar o conector RJ-11 existente no modem por manuseio excessivo.

24) Instalação do Windows mal feita
Comprei um K7 850MHz Thunderbird e uma placa-mãe K7VTA-B Soyo. Tenho 128 MB RAM, 20 GB, 3.2 GB placa de vídeo G-Force 2 MX 32MB. Estou com um problema de hardware forçado num dispositivo que está usando o recurso de intervalo de entrada/saída do meu controlador IDE Secundário e do VIA Bus Master PCI IDE Controller. Já configurei manualmente, mas não adiantou. Então desabilitei este dispositivo. Também comprei um modem da 3com US Robotic 3595A e quando começo a usar várias coisas ao mesmo tempo o PC fica lento ou trava. Isso está acontecendo apenas quando uso o modem. Dá para me ajudar?

Resposta:
A placa que uso no meu computador principal, onde trabalho a maior parte do tempo, é também uma Soyo K7VTA-B. É uma excelente placa, eu a recomendo para todos os que desejam um PC de alto desempenho. O seu computador deve estar com um erro que a maioria dos integradores de hardware cometem quando montam PCs. O método errado é: 1) Fazer a montagem mecânica (encaixar e aparafusar); 2) Instalar o Windows; 3) Instalar os drivers das placas de expansão (modem, vídeo, etc.). O erro é que, logo depois de instalar o Windows, é preciso instalar os drivers da placa de CPU. Inclusive recomendo que todas as placas de expansão, exceto a de vídeo, sejam conectadas apenas depois que o Windows estiver instalado, e depois da instalação dos drivers da placa de CPU. Esses drivers são fornecidos no CD-ROM que acompanha a placa de CPU, e também podem ser encontrados no site do fabricante da placa e do chipset (www.soyo.com e www.via.com.tw, no seu caso). Quando os drivers da placa de CPU não são instalados, vários problemas podem ocorrer: a) Anomalias na imagem em programas que usam modos 3D; b) Problemas de conflitos de IRQ e DMA; c) Problemas no gerenciamento de energia e desligamento; d) Mau funcionamento de placas de expansão; e) Queda de desempenho nas interfaces IDE; f) Outras anomalias diversas, dependendo das placas de expansão instaladas. Instale os drivers da sua placa de CPU e provavelmente os problemas serão resolvidos. Quanto à lentidão e travamento no uso do modem, esta é uma característica dos Winmodems. São baratos mas consomem muito tempo do processador, o que prejudica o funcionamento de muitos programas de forma simultânea.

25) Drive de CD-ROM defeituoso
Tenho um K6 II 333 MHz com 128 MB de memória RAM e estou tendo um problema com o drive de CD Rom (Infra 40X da Creative). De repente, ele parou de funcionar. Toda vez que coloco um CD no compartimento de leitura, ele é ejetado após alguns segundos. O problema acontece mesmo antes de iniciar o Windows 98.

Resposta:
Infelizmente muitos drives de CD-ROM estragam com o passar do tempo. Até mesmo os atuais modelos Creative 52x, muito comuns no mercado brasileiro, estão apresentando problemas. Tenho aqui 6 desses drives, e 2 apresentaram erros. Tive informações de que existem falsificações desses drives. É possível portanto que o seu drive esteja precisando ser substituído. Você pode antes disso experimentar fazer uma limpeza nas cabeças, utilizando um CD de limpeza, que é encontrado com facilidade nas lojas de CDs musicais.

26) Problema de desligamento no Windows 2000
Adquiri um PIII 550 e instalei o Win 2000 que, a princípio, funcionou perfeitamente, bem como o Linux Conectiva 6.0. Porém, de uma hora para outra, se mando desligar o Windows ou entrar em stand by ele reinicia o computador. Existe algum service pack para corrigir este problema caso seja um Bug? No Linux, ao dar shut down, o computador desliga perfeitamente.

Resposta:
Antes de mais nada, instale o Service Pack 1 do Windows 2000, ele serve mesmo para resolver alguns problemas. Independentemente disso, é possível que sua placa esteja com problemas de gerenciamento de energia. Esses problemas são solucionados quando você instala os drivers do chipset da sua placa de CPU. Sem instalar esses drivers você poderá ter problemas relacionados com energia, o funcionamento da placa AGP, o funcionamento das interfaces IDE e o gerenciamento de recursos de hardware (IRQ, DMA, etc.). Esses drivers podem ser encontrados no site do fabricante da sua placa de CPU.

27) Consertando fontes
Estou com duas fontes ATX. Uma liga a ventuinha da fonte e o culer, mas não liga a máquina. A outra tem alimentação no primário, mas não tem no secundário. Nas duas não consigo achar o defeito. Alguma dica?

Resposta:
Parece que você está com a ingrata tarefa de consertar fontes de alimentação. Como uma nova custa 40 reais e levando em conta o custo da sua mão de obra, normalmente não vale a pena fazer este conserto. Entretanto, usando esquemas, peças de reposição e equipamento de testes adequado (osciloscópio), o conserto pode ser feito ? mas cuidado com as altas voltagens que não podem ser medidas diretamente com o osciloscópio ? é melhor você fazer um divisor de tensão, usando dois resistores em série, um de 10 k e outro de 1M. Ligue no terra um terminal do resistor de 10k; o ponto de encontro dos dois resistores deve ser usado para as medidas com o osciloscópio, e o outro terminal do resitor de 1M deve ser ligado (use um fio como extensão) nos pontos da fonte a serem medidos. Assim a voltagem que chegará ao osciloscópio será 100 vezes menor que a real. Alguns osciloscópios já possuem um divisão de tensão interno para essas finalidades. Podem existir problemas em capacitores, transitores e reguladores de voltagem. Se o ventilador liga, significa que a tensão de +12 está operacional, mas pode existir problema na saída de +3,3 volts, responsável pelo funcionamento das placas. A fonte que tem alimentação no primário mas não no secundário obviamente está com problema no seu transformador ? um dos enrolamentos deve estar partido. Se você tiver uma outra fonte igual e defeituosa poderá fazer a troca. Se não conseguir, guarde essas duas fontes para servirem como ?doadoras de componentes? no conserto de outras fontes.

28) Travamentos e arquivos corrompidos
Tenho um Intel Celeron 533, placa onboard PCChips 755LMR-H, modem PCTel HSP56MR, HD Quantum Fireball 30GB, 192RAM. Meu sistema é o Windows 98 SE, Office 2000 Premium, Norton Internet Security. O micro travava constantemente e exibia alertas ocasionais de estouro de pilha VxD e de aplicativos. Obtive a solução com a instalação de mais memória (antes era 64MB). Instalei o DOS completo. O modem estava instalado na "com 4" e desinstalou sozinho quando fui utilizar o MS Outlook. Só consegui reinstalá-lo na "com 6". O acesso à internet se faz a 50,6Kbps. O anti-vírus detectou um Trojan como MSREXE.exe - Winloader e tive que
excluir o arquivo e suas menções baixando o discador. Será por isso que o driver do modem se corrompeu?

Resposta:
Vírus podem corromper arquivos, mas a causa mais comum para este problema são os desligamentos indevidos, que ocorrem durante travamentos. Nessas situações, diversos arquivos podem ser perdidos e alguns podem ficar truncados ou corrompidos. Normalmente ao detectar um arquivo problemático, podemos gravar por cima uma nova versão, reinstalando drivers ou então copiando arquivos de sistema encontrados no CD-ROM de instalação do Windows. Quando isto não funciona, podemos instalar novamente o Windows, por cima do diretório \Windows. Este tipo de instalação preservará os aplicativos e todas as configurações, e poderá resolver muitos problemas como este.

29) Problemas no teclado durante o boot
Meu PC é um Pentium II placa-mãe PC 100, 350 MHz MMX, placa de som CMi8338/c3dx da C-Media, modem Cirrus, data fax Voice. Usava o Win 98se e agora Win Me. No "iniciar" aparece o teste de memória RAM (128MHz) e depois uma mensagem de "wait". Tenho que apertar a tecla de espaço para continuar. Aparece então o HD e os dois drives de CD (leitora e gravadora). Aperto a tecla de espaço e, então, vai para o boot no IDE. Isto é defeito? Tem conserto? A tecla control não funciona mais. Para utilizar o DOS tenho de adivinhar o comando desejado. Quando uso o fdisk, o prompt vai para cima e fica melhor. Já reformatei o HD mais de 38 vezes. O serial wave device para modem faz um ruído agudo após desconectar, mesmo com o alto-falante da CPU desligado.

Resposta:
Parece que existe problema no seu teclado, experimente trocá-lo. Já vi um teclado que tinha esse mesmo problema. Não adianta formatar o disco rígido. Antes de formatar o HD dezenas de vezes, recomendo aos leitores que problemas de hardware sejam investigados. A formatação e a reinstalação de software resolvem problemas causados por arquivos corrompidos. Uma única reinstalação é suficiente. Se o problema persistir, é melhor investigar outras causas. Quanto ao Serial Wave Device, recomendo que você entre no site do fabricante do seu modem e obtenha os drivers novos para Windows ME, já que alguns drivers para Windows 98 podem apresentar problemas.

30) PC instável após upgrade
Fiz um upgrade de alguns itens no meu computador, que era um K6-2 400, 128 MB de RAM e 10 GB de HD Quantum Fireball LCT (tudo numa motherboard Pcchips com vídeo, fax e som onboard. Adquiri um Pentium III de 866 MHz, motherboard Asus CUV4x-c, 256 MB de RAM, fax-modem USR 56k/x, placa de som Genius Sound Maker Live e placa de vídeo Voodoo 3000 AGP de 16 MB - mantendo apenas o HD. Porém, a máquina nova está dando problemas a todo instante. Quando ligo o PC, aparece a frase "Secondary Slave Drive Fails", após a contagem da memória. Antes de aparecer "Iniciando o Win 98", aparece "Error - Can´t write ESCD". Não consegui instalar o Office (97, 2000 e XP). Tive que formatar o HD quatro vezes, algumas devido à instalação do Office e outras devido a problemas no arquivo winaspi.dll. O Windows está muito instável. As janelas do IE fecham sozinhas. O PC não apresenta conflitos de hardware na tela do gerenciador de dispositivos.

Resposta:
É preciso checar se os jumpers dos discos Master e Slave estão configurados corretamente. O cabo flat IDE de 80 vias tem um conector azul que deve ser ligado na placa de CPU, enquanto os outros dois conectores devem ser ligados nos drives. A mensagem Can?t Write ESCD desaparecerá quando você habilitar a opção BIOS Update no CMOS Setup (Advanced Menu).
No menu Chip Configuration, use a opção SDRAM Configuration by SPD. Verifique ainda se processador está utilizando um cooler apropriado, com parte de alumínio de 4 cm de altura ou mais. A temperatura do processador não deve ser superior a 70 graus, o que causa instabilidades. O ideal é que fique abaixo de 60 graus. Se a temperatura estiver alta, será preciso aplicar pasta térmica entre o processador e o cooler. Teste a memória do seu PC usando o programa PC-Certify, encontrado em www.eurosoft-usa.com.

1 comentários:

DYNHA disse...

QUANDO DIGITO UMA LETRA SAI VÁRIAS.SERÁ PROBLEMA NO TECLADO,COMO POSSO RESOLVER ESTE PROBLEMA?OBRIGADA.