terça-feira, 10 de julho de 2007

Como consertar você mesmo seu computador. (Parte IV)

31) Drive de CD-ROM inacessível
Não tenho conseguido acessar a unidade D no meu PC. Sempre que insiro um CD e tento abrir aparece a seguinte mensagem: "D:\não está acessível. O dispositivo não está pronto". O último programa que consegui instalar foi um CD da revista Expert Premium contendo o Kit de proteção Symantec (Norton Utilities 4.0/Norton AntiVirus 5.0/Norton CrashGuard 4.0/ PC AnyWhere 8/Norton Clean Sweep 4.5/ WinFax Pro 8.0). Após esta instalação, não consigo rodar mais nada na unidade D. Será que a instalação de algum destes programas está impedindo o uso da unidade D?

Resposta:
Um travamento durante a instalação de um software pode fazer algum componente do Windows deixar de funcionar. O mesmo pode ocorrer com softwares com bug, mas não creio que seja o caso do pacote da Symantec, utilizado por milhares de pessoas só no Brasil. É possível que exista um defeito físico no seu drive de CD-ROM. Para tirar a dúvida, faça um boot com o disquete de inicialização do Windows e escolha a opção ?Boot com suporte a CD-ROM?. Neste modalidade, os módulos do Windows não serão carregados, apenas o núcleo do MS-DOS e os drivers de modo real para acesso ao CD-ROM. Se ainda nesta modalidade o drive de CD-ROM não funcionar, significa que existe um problema de hardware, e não de software. Pode ser um defeito no drive, cabeça suja ou mau contato em um dos seus cabos. Por outro lado, se o CD-ROM funcionar nesta modalidade, copie os arquivos do diretório \WIN9x para o disco rígido, e faça a instalação a partir desta cópia. Instale o Windows ?por cima?, sem formatar o disco rígido, o que irá repor arquivos que tenham eventualmente sido corrompidos ou apagados.

32) Lixo na tela
Gostaria de saber se minha placa mãe Acer M1531 com processador AMD K6-266 aceita memória Dimm PC100 sem problemas. Uso na placa quatro pentes de memória Simm de 16MB. Tem acontecido travamentos nesta máquina, aparecendo na tela uns caracteres esquisitos, como desenhos. Só volta quando dou Reset. Como posso resolver isso?

Resposta:
A última vez que vi isso acontecer em um PC, havia uma geladeira ligada em uma tomada próxima. Cada vez que a geladeira ligava o compressor, o PC travava e a tela ficava cheia de lixo. O transiente gerado na rede elétrica não estava sendo filtrado pela fonte, e passava para a alimentação interna dos chips, adulterando dados na memória e gerando o travamento e o lixo na tela. Um estabilizador de voltagem pode resolver o problema. Verifique se existe algum aparelho com alto consumo de corrente junto ao seu computador, ou então ligado na mesma fase. Se existir, o problema continuará mesmo se você trocar as memórias. Aliás, não podemos afirmar com certeza se existe ou não algum problema na sua memória. A forma mais simples de saber se sua placa suporta memórias DIMM é abrindo o gabinete e verificando os soquetes de memória da placa de CPU. Note que não é possível misturar memórias SIMM/EDO/FPM com memórias DIMM/SDRAM. Você precisará remover seus atuais módulos SIMM para instalar o novo módulo DIMM.

33) Mouse inativo
Tenho um Pentium II 450, 64MB e Windows 98. Ele inicia normalmente, mas não reconhece o mouse. Ele não funciona, é como se nem estivesse conectado. Também não dá mensagem de erro. Após ir no painel de controle/sistema e mandar atualizar a lista com os dispositivos, o mouse volta a funcionar sem dar nenhuma mensagem de encontrado novo hardware. Já tentei com outro mouse e acontece a mesma coisa. Também já reinstalei o Windows, instalei drives atualizados e mudei configurações no bios. O mouse é Logitech, mas acredito que o problema não tem a ver com a marca.

Resposta:
Você fez bem em trocar o mouse, pois em casos como esse é possível que o próprio esteja defeituoso. Existe também a possibilidade de existir problema na interface na qual você está ligado o mouse. Se você está usando a COM2, passe o mouse para a COM1. Se ainda tiver problemas, experimente trocar o tipo de mouse. Os modelos seriais com conector DB-9 são ligados na COM1 ou na COM2. Os modelos PS/2 são ligados na interface padrão PS/2, que usa o mesmo tipo de conector que os teclados modernos (mini DIN). Se você estiver usando um mouse com conector DB-9, existe a remota possibilidade da fonte estar com problemas na tensão de +12 ou ?12 volts. Essas duas tensões são usadas para a alimentação do mouse. Se você usar um mouse PS/2, a tensão usada será de +5 volts, escapando assim dos problemas na fonte. Mas se o problema realmente estiver na fonte, e bom que seja substituída, já que poderão ocorrer outros problemas nos demais circuitos alimentados pelas tensões de +12 e ?12 volts.

34) PC com problemas na cache
Formatei meu computador. Após dar o boot pelo disco do Windows 98 e tentar instalar o mesmo novamente, recebi a mensagem "não foi possível instalar o Windows, favor verificar o cache de seu computador". Como resolver isso?

Resposta:
O programa de instalação do Windows detectou que existem problemas na cache L2 do seu PC. Para confirmar isso, você pode usar o teste de memória cache, existente no programa PC-Check, que pode ser obtido gratuitamente em versão DEMO, em www.eurosoft-uk.com. Uma outra forma de confirmar isso é desabilitando a cache L2 (externa) no CMOS Setup. Se com esta providência o Windows puder ser instalado, significa que é realmente lá onde está o defeito. Nos PCs modernos não é possível substituir a cache L2, que está soldada na placa de CPU, ou então embutida no processador. Se o seu processador é um dos que possui cache L2 embutida (Pentium II e superiores, Athlon ou Duron), será preciso trocar o processador. Se for Pentium, Pentium MMX, Cyrix 6x86 ou AMD K6/K6-2, a cache está na placa de CPU, formada por chips SRAM. Normalmente esses chips são soldados e não podem ser trocados, mas algumas placas de CPU produzidas entre 1995 e 1997 possuem cache L2 formada por um módulo COAST. Esses módulos não são mais produzidos, mas podem ser encontrados em lojas de peças de segunda mão. É realmente necessário que o processador trabalhe com cache L1 e L2, caso contrário ficará muito lento. Lembro aos leitores que ao enviarem dúvidas sobre hardware, é sempre bom descrever o melhor o computador, indicado o processador, a velocidade e quaisquer informações adicionais que saibam.

35) Problema na instalação do modem
Após formatar o HD, fiz a instalação do Windows 98 SE normalmente. Acontece que meu modem não está sendo identificado. Quando inicio o Windows, ele detecta novo hardware, como PCI Communication Device. Quando tento atualizar o driver do modem, ele o faz normalmente. O erro é que não consigo discar e quando tento obter informações no modem para saber modelo e essas coisas, diz que não há comunicação com o mesmo. Se tento adicionar modem, ele é procurado na COM 1 e 2 e não é detectado. Antes da formatação, tudo funcionava. Indica também que está na COM 5. Isto é normal? O que pode estar acontecendo?

Resposta:
Seu modem pode não estar funcionando por conflito de hardware ou pelo uso dos drivers errados. A forma mais fácil de eliminar os conflitos é desabilitar a COM2 no CMOS Setup, fazendo com que o modem seja instalado como COM2 / IRQ3. Use o Gerenciador de Dispositivos para checar se existe algum problema relatado no modem, como conflitos ou falta de drivers. O outro problema é o uso do driver correto. Você precisa saber a marca e o modelo do seu modem para acessar o site do fabricante (use o computador de um colega) e obter os drivers atualizados para o seu modem.

36) Cooler barulhento
Possuo um Athlon de 800 MHz montado numa placa-mãe Asus A7V 133. Após uns três meses de uso, o cooler existente na placa-mãe começou a zunir. Isso ocorre toda vez que ligo o computador, mas depois de alguns minutos ele silencia. Gostaria de saber se isso é normal. Fiquei sabendo que este cooler é difícil de encontrar e trocá-lo pode danificar a placa-mãe. Isso é verdade?

Resposta:
Às vezes isso ocorre porque existe algum cabo encostando na hélice do cooler, mas na maior parte dos casos é causado pelo próprio desgaste do cooler, que pode ser prematuro nos modelos de baixa qualidade (os mais baratos). Sugiro que você use um cooler da Thermaltake, são mais caros mas apresentam boa refrigeração e são de boa qualidade. Ao fazer a troca é preciso prestar atenção na orientação do cooler no soquete, pois se não tomarmos cuidado podemos danificar o processador.

37) Disco rígido dá ?tela azul?
Quando meu Winchester está na minha máquina, dá tela azul de erro de Explorer Kernel 32.dll. Se eu colocar outro Winchester, funciona normal. E meu Winchester funciona normal em qualquer outra máquina. O que pode estar acontecendo?

Resposta:
Lembro que a palavra ?winchester? caiu em desuso, e hoje em dia é usado o termo ?disco rígido?. Problemas de ?tela azul? podem ocorrer quando trocamos um disco rígido de um computador para outro sem reinstalar o Windows. A versão existente em um computador terá configurações e drivers próprios para este computador, e não funcionará se o disco for simplesmente transplantado em outro computador. O procedimento correto é sempre reinstalar o Windows quando um novo disco rígido primário (C) é colocado no computador. Sugiro que você adote o seguinte procedimento: 1) Instale o disco rígido problemático no seu computador e use o comando Detect IDE no CMOS Setup. Programe-o com PIO Mode 4, deixe desativada a opção DMA; 2) Use os programas FDISK e FORMAT para inicializar o disco rígido; 3) Instale o Windows a partir do zero; 4) Instale os drivers do chipset da sua placa de CPU, obtidos no site do fabricante da placa; 5) Faça testes exaustivos no disco rígido, usando o programa SCANDISK.

Este é o método correto de instalação. Se os problemas persistirem é preciso investigar outros componentes de hardware, como os cabos e a fonte de alimentação do seu PC.

38) CD-ROM de restauração
Gostaria de saber se é possível alguém me ensinar como montar um CD-Rom de restauração, como esses que acompanham um computador de marca. Todos os meus programas são legais.

Resposta:
Esses CDs de restauração criados pelos fabricantes são compostos de um backup e um programa de restauração fácil de ser usado por leigos. Não necessariamente você precisa ter um desses programas especiais de restauração, que normalmente são de propriedade do fabricante do computador. Um programa de restauração que pode ser usado é o Norton GHOST. Este programa lê todo o conteúdo do disco rígido e grava um ?arquivão? com todos os dados. Existem dois utilitários no GHOST, um para gravação e outro para restauração. Portanto você poderia criar um CD-ROM de restauração contendo apenas este arquivo e o programa de restauração (que por sinal funciona no modo MS-DOS). Para restaurar é preciso executar o boot com um disquete de inicialização, escolhendo a opção ?Boot com suporte a CD-ROM?, e então usar o seu CD-ROM de restauração.

Outra forma simples consiste em fazer cópias diretas dos diretórios existentes no seu disco rígido, mas este método tem limitações. Não poderá ser usado, por exemplo, se o Windows não puder ser inicializado devido a um problema mais sério.

39) PC trava ao salvar arquivos
Possuo um Pentium 166 MHz, 64 MB de RAM e HD de 10 GB. Uso programas do tipo Corel Draw e Photoshop, só arquivos pesados. Quando trabalho com arquivos de 30 megas ou dou um comando para salvar ou imprimir, ele processa mas, no final, o monitor apaga, a imagem some, mas a CPU continua ligada. A minha placa de vídeo está com 2 megas. O que devo fazer? O problema é com a placa de vídeo, o monitor ou outro?

Resposta:
Se você trabalha com esses programas de forma profissional, ou seja, se recebe pagamento por esses trabalhos, vale a pena investir em melhorar o computador, o que resultará em aumento da sua produtividade. Manipular um arquivo de 30 MB em um PC com 64 MB pode ser pouco produtivo. Considere seriamente a expansão para 128 MB. As memórias estão hoje bem baratas. Pagamos cerca de 100 reais por 128 MB de RAM, e esta expansão pode resolver muitos problemas de lentidão e até travamentos. Não é possível identificar por carta, o motivo que leva o seu computador a travar nas operações com arquivos. Apenas é possível dar um palpite, e a falta de memória é realmente um palpite forte. A placa de vídeo também é modesta para essas aplicações, mas não recomendo a sua troca, a menos que seja feito um teste prévio, checando se uma placa com mais memória elimina o problema. Note que este computador tem uma configuração boa para os padrões de 1996. Está defasado em 5 anos e pode utilizar com eficiência programas daquela época. Ao instalarmos programas mais recentes, normalmente um computador mais antigo deixa a desejar. Apesar dos softwares funcionarem, fica cada vez menos produtivo em com maiores chances de ocorrerem anomalias.

40) PC trava no boot
Tenho um AMD Duron 750 mhz, 128 MB de Ram, 8 MB de vídeo compartilhada, HD de 20 gb, gravador de CD, modelo LG 8x4x32. Quando reinicio o computador (Ctrl+Alt+Del ou o botão Reset) a tela pára com a seguinte mensagem:

Wait?
Auto-Detecting Pré Slave? ATAPI CD ROM
Auto-Detecting Sec Master? Not Detected
Auto-Detecting Sec Slave? Not Detected

Se reinicio novamente acontece o mesmo. Tenho que desligar o micro (na tomada) para voltar ao normal. O que está acontecendo? Aproveito para perguntar se posso gravar em CD, músicas com extensão Mid para ouvir no aparelho de som.

Resposta:
Durante o processo de boot são feitos vários testes antes do carregamento do sistema operacional. No seu caso, parece que existe um travamento durante ou depois da detecção das interfaces IDE. Sugiro que inicialmente você programe no CMOS Setup os itens Sec Master e Sec Slave como DISABLED. Se o problema persistir, instale o drive de CD-ROM como Secondary Master (ou seja, ligue-o na segunda interface IDE, mas note que será preciso também alterar seu jumper para Master). Depois da detecção dos dispositivos IDE, o BIOS procura ROMs em placas de expansão (que normalmente não existem, a menos que o seu PC utilize uma interface SCSI ou outra que possua ROM, mas elas são muito raras). Acho mais provável que o exista mesmo um problema na detecção dos dispositivos IDE. Em casos como este podemos desativar a opção AUTO e programar manualmente o disco rígido e o drive de CD-ROM. O disco rígido deve ser programado com o número de cabeças, cilindros, setores e LBA ativado. O drive de CD-ROM deve ser programado como ATAPI CD-ROM ou então como DISABLED (mesmo como disabled funciona perfeitamente). Essas providências tornam inclusive o boot mais rápido.

2 comentários:

Anônimo disse...

MINHA UNIDADE DE CD NAUM ESTA LENDO CD EU COLOCO O CD MAS DIZ E NAUM TEM NEM UM DISCO NA UNIDADE D VC PODE ME DISER O QUE FASER POR FAVOR MEU MSN E jhonatam_bezerra@hotmail.com

Anônimo disse...

o meu computador tambem nao le mais o cd e ao tentar arruma-lo o computador me deu como resposta o codigo 10 , vc pode me ajudar? meu msn é
ju__x@hotmail.com