domingo, 22 de julho de 2007

Receita Caseira para Queijo Minas Frescal.

Ingredientes (para produzir 1 kg de queijo):

* 6 litros de leite pasteurizado

* 02 colheres (sopa) de iogurte natural

* 01 colher (sopa) de coalho líquido ou a dosagem recomendada pelo fabricante

* 6 ml de solução de cloreto de cálcio (opcional)

Preparo:

* Colocar o leite em uma panela ou caldeirão e aquecer, se necessário, para atingir a temperatura de 35ºC (usar um termômetro).

* Colocar a solução de cloreto de cálcio (opcional) e mexer.

* Acrescentar o iogurte dissolvido em um pouco de leite e mexer bem.

* Colocar o coalho dissolvido em um pouco de água mexendo. Cobrir o recipiente e deixar coagular (mais ou menos 40 minutos). A quantidade de coalho pode variar, de acordo com a sua qualidade. Se o leite demorar mais de uma hora para coalhar, aumentar a dose de coalho na próxima vez que for fabricar o queijo. Se porém, coagular antes de 40 minutos, deve-se diminuir o coalho da próxima vez.

* Verificar o ponto de coagulação introduzindo uma faca inoxidável na coalhada. Se ela sair limpa, sem aderência de leite, indica que está no ponto.

* Fazer cortes na coalhada (com faca) no sentido vertical, na largura de 1 a 1,5 centímetro. Repetir estes cortes no sentido contrário, formando um xadrez. Fazer alguns cortes no sentido horizontal e deixar repousar por cerca de 3 minutos.

* Mexer a massa lentamente com uma colher ou pá de madeira fazendo movimentos em forma de oito durante 5 minutos e parar por 3 minutos. Repetir esta operação até completar 30 minutos. Nos últimos minutos a agitação poderá ser um pouco mais intensa.

* Deixar a massa descansar por alguns instantes a fim de que a coalhada já reduzida de volume se assente, ficando o soro limpo na superfície.

* Retirar o soro sobrenadante até descobrir a massa com o auxílio de uma caneca ou concha. O soro pode ser guardado para a fabricação de ricota, refresco, pães e bolos.

* Com o auxílio de uma caneca ou concha, colocar a massa nas formas próprias para queijo frescal.

* Espalhar uma colher (sopa) de sal sobre a massa, se a forma for para um quilo ou uma colher 9sobremesa) se a forma for de meio quilo.

* Cobrir as formas e deixar em repouso por mais ou menos 1 hora para continuar o dessoramento.

* Fazer a viragem do queijo nas formas, espalhar sal na mesma quantidade que foi indicada anteriormente e deixar dessorando por mais 1 ou 2 horas, em superfície levemente inclinada para facilitar o escoamento do soro.

* Colocar as formas em prato fundo ou assadeira para aparar o restante do soro e levar à geladeira até o dia seguinte pelo tempo mínimo de 16 horas.

* Após este tempo o queijo poderá ser retirado da forma, estando pronto para o consumo. Este tipo de queijo deverá permanecer na geladeira, de preferência embalado em saco plástico, devendo ser consumido dentro de 7 dias. Após este tempo ele se torna ácido.

Observações:

* O cloreto de cálcio é usado quando a alimentação do animal é pobre em cálcio ou quando o leite é pasteurizado. Ele é importante pois colabora na coagulação do leite, tornando a coalhada mais firme e melhora o rendimento.

0 comentários: