domingo, 29 de julho de 2007

Como consertar você mesmo seu computador. (Parte VI)

51) Problemas com disquetes
Por enquanto ainda temos que depender dessa coisa que se chama floppy drive. tenho 2 computadores parados por causa deles e não sei o que posso fazer. num deles os disquetes rodaram apenas alguns minutos e parou definitivamente. não dei muita importancia, comprei outro pc e qual não foi a minha surpresa quando fui trabalhar com disquetes e aconteceu a mesma coisa. não adianta usar kits de limpeza, evitar disquetes velhos a história é sempre a mesma. será que é só comigo ou existe algum tipo de drive especial que voces me recomendem sem ser os novos zip drive etc porque não vai adiantar nada. ainda se usa largamente esses malditos floppy drives de disquete. agradeço qualquer tipo de informação que me enviarem a respeito do assunto. obrigado

Resposta:
Este parece um problema de fácil solução, mas precisaria ser investigado ao vivo. Seus drives podem estar defeituosos e precisando ser trocados, podem existir maus contatos nos cabos ou mesmo sujeira nas cabeças. Um drive com velocidade de rotação desregulada pode produzir disquetes que são ilegíveis em outros computadores. Um técnico poderá fazer a medição de velocidade, verificar os cabos, fazer as substituições de cabos e até dos drives. Particularmente tenho obtido bons resultados com drives Toshiba, Epson e Mitsumi.

52) Problemas para configurar o monitor
Eu tenho um Monitor FIVE STAR FS-4950 Super VGA Colorido 14" e um Compaq Presario 7476 com placa Trident Blade 3D/MVP4 e estou tendo problemas de configuração com o monitor pois não possuo o software deste driver para a instalação com o Windows 98. O Windows 98 consegue identificar com o Plug and Play, mas mesmo assim a imagem fica ainda um pouco estremecida. Já tentei vários tipos de configuração e ainda assim fica da mesma forma ou pior. Gostaria de saber se seria possível vocês mandarem por Email o Sofware do Driver para meu Email, pois o Site da Five Star encontra-se em construção e não tenho o telefone e endereço desta firma, ou se teria outra maneira para solucionar meu problema. Aguardo alguma resposta dos senhores referente ao meu problema e agradeço antecipadamente a atenção.

Resposta:
A imagem fica com o mesmo problema quando o Windows não está ativo? Por exemplo, quando aparece a tela inicial com a contagem de memória, a imagem fica perfeita? Se fica, o problema realmente pode ser resolvido com um ajuste no Windows. Se a imagem apresenta a mesma anomalia assim que o PC é ligado, durante a contagem de memória, significa que existe um defeito no monitor, e ele precisa ir para a manutenção em uma empresa especializada em monitores. Note que a maioria dos técnicos de hardware não possui especialização em monitores, é realmente preciso procurar uma empresa especializada, de preferência autorizada pelo fabricante. Se a imagem fica com problemas apenas no Windows, provavelmente o ajuste que indicarei aqui irá resolver o problema. Entre no quadro de propriedades de vídeo, selecione a guia Configurações e clique em Avançadas. Selecione a guia Adaptador, e no campo Taxa de atualização, selecione a opção ?Padrão do adaptador?. Clique em OK / OK para efetivar a alteração. Experimente outros valores além do ?Padrão do adaptador? até conseguir resultados satisfatórios. Em casos de anomalias na imagem, existe uma boa forma de checar se o problema é um defeito do monitor ou um driver inadequado. Basta usar o programa PC-Check e comandar o teste de vídeo, no qual podemos ativar diversas resoluções e modos gráficos. Este programa pode ser obtido em versão DEMO, em www.eurosoft-uk.com.

53) PC com problemas de vídeo
Tenho um micro que de uma hora para outra, parou de dar video, na CPU as led's ficam acesas, a fonte funcionando, mas nada de video. Com suspeita do defeito retirei a placa de video e coloquei em outro micro e para minha surpresa funcionou, pergunto-lhe onde está o defeito, seria na placa mãe? Qual macete eu posso usar para descobrir este problema?

Resposta:
O correto seria contratar os serviços de um técnico, já que as possibilidades de defeitos são muitas, e um técnico teria melhores condições de fazer os testes necessários. O problema pode estar na fonte, nas memórias, no processador e na placa de CPU. Quando ligamos o computador e algumas de suas partes não estão operacionais, mas pelo menos o processador e a memória estão bem, são emitidos depois de alguns minutos, sons em código pelo alto falante frontal (PC Speaker) que identificam o defeito. No manual das placas de CPU existe normalmente uma tabela de códigos (beep error codes) que identifica o problema de acordo com os sons emitidos pelo alto falante. Os erros mais críticos são os da memória e processador, pois quando esses componentes não funcionam, o computador fica totalmente paralisado, em poder nem mesmo emitir beeps. O técnico neste caso verificaria se o processador está corretamente configurado (voltagem, clock externo e multiplicador), se o resfriamento está adequado, se as memórias estão boas, e assim por diante.

54) Upgrade de BIOS estragou placa de vídeo
Recentemente fiz uma grande besteira, na tentativa de atualizar a bios da minha placa (Monster Fusion AGP)regravei com uma versão 1.20b4803 que estava no site da diammond. Ocorre que a versão é mais antiga do que a original 1.21C. Agora tenho problemas de pontos coloridos na tela como poeira. Não encontro em lugar nenhum a v. 1.21C para reverter a grande besteira. O pior é que o fabricante nem respondeu meus e-mails. É uma vergonha que uma marca tão tradicional tenha este tipo de comportamento referente a questões tão importantes quanto esta. É claro que eu fiz uma grande bobagem, porém tem de haver uma forma para reverter, é só encontrar a versão 1.21c como encontrei a outra.

Resposta:
Quanto à marca tradicional representada pela Diamond, é bom lembrar que esta tradição acabou. A Diamond foi comprada pela S3 e a seguir sucateada. A S3 conseguiu reduzir a pó, um dos maiores fabricantes de placas de vídeo de alta qualidade. Os drivers e BIOS da Monster Fusion podem ser encontrados em:

ftp://ftp.diamondmm.com/pub/display/monster/monster_fusion/

Se precisar de drivers e suporte para produtos da Diamond, use o site europeu, em:www.diamondmm.co.uk. Tenho encontrado mais suporte neste site que no principal, o www.diamondmm.com. Quanto ao seu BIOS, deve realmente existir um problema sério com a versão 1.21, pois nem mesmo nos sites citados existe esta versão, apenas a 1.20. Sugiro que você instale o AGP Miniport Driver da sua placa de CPU (Pode ser encontrado no site do fabricante da placa de CPU) e instale também a versão mais recente dos drivers da placa de vídeo.

55) Computador dá choque
Percebi que, mesmo desligado, se eu tocá-lo na sua parte trazeira, recebo um choque que creio seja eletricidade estatica devido ao mesmo nao estar aterrado.
Pergunta:
1- Estou correndo risco de danificar seus componentes? Placa-mãe, memoria, etc.
2- O gabinete esta a +- 15 cmt do chão. Isto aumenta o nivel de eletricidade estatica, apesar do piso ser de ceramica?

Resposta:
Sim, esta eletricidade estática coloca o seu computador em perigo. Seria preciso fazer um aterramento, mesmo que seja precário, como ligar um fio terra na carcaça interna da tomada, ou até mesmo através do fio neutro. Um eletricista poderá fazer este trabalho. Um processo mais seguro é puxar um fio terra indo da tomada onde está o computador até a caixa metálica de disjuntores, que normalmente é aterrada. A questão da altura do gabinete não tem influência sobre a quantidade de eletricidade estática.

56) Conexões nas interfaces IDE
Tenho um AMD K6-2 500Mhz com uma unidade CDRW Creative e um CD Rom genérico de 52x e placa mãe on board PC100. Quando fui fazer a cópia de um CD meu programa de gravador (Nero) acusou um conflito de porta IDE onde poderia haver problemas de buffer na hora da gravação, o que realmente houve. Perdi 2 CDR´s devido a esse conflito. Após conversar com uns amigos que também possuem CDRW recebi a informação que CDRW e CD Rom não poderiam estar na mesma porta IDE. Mantive o CDRW na master da porta IDE secundária e coloquei o CD Rom na slave da primária junto com o HD. Nunca mais tive o problema de conflito. Para uma simples gravação a partir do HD não haveria problema caso estivessem na mesma IDE mas no caso da cópia pude constatar que sim.

Resposta:
A cópia direta de um CD-ROM para um CD-R ou CD-RW nem sempre funciona, mesmo quando os drives estão ligados em interfaces IDE diferentes. Pequenas pausas no acesso ao CD-ROM podem resultar em buffer underrun na gravação dos CDs, ocasionando a sua perda. Por isso é recomendável desabilitar a opção ?write on the fly? (ou seja, gravação direta de um CD para outro). A melhor forma de gravar é deixar que seja criada em um diretório temporário do disco rígido, a imagem do CD a ser gravado. Assim o CD original é lido para a formação desta imagem no disco rígido (isto também é feito quando gravamos diretórios do disco rígido), e apenas quando esta imagem está pronta, é feita a sua transferência para o gravador. Este método funciona em todos os casos, mesmo quando o computador tem apenas um gravador (ou seja, sem drive de CD-ROM, portanto o gravador é também usado como leitor), e mesmo quando ambos estão ligados na mesma interface IDE. A ligação de um dos drives na interface IDE primária, como você fez, pode prejudicar o desempenho do disco rígido, mas também funciona. Portanto a forma de instalação que indiquei está correta, desde que seja usada a recomendação de criação da imagem antes da gravação (é o método mais seguro, em qualquer caso). Sugiro que você continue com a instalação atual, ou seja, com o drive de CD-ROM na primária, junto com o disco rígido. Se futuramente tiver problemas, experimente minha outra sugestão. E não esqueça de atuar sobre os jumpres Master/Slave de ambos os drives.

57) Hardware desconfigurado
Ao tentar instalar um HD slave, o janper não foi aliterado, ou seja, continuou como máster. Ao ligar a máquina ela autodesligou-se. Recolocando o referido HD como máster na máquina de origem o mesmo não funcionou, os dados do fabricante estão todos "zerados", já usei o auto detecte e não obtive nenhum resultado positivo. Solicito a gentileza de informar o procedimento correto para a instalação do mesmo e como recuperar as informações e inseri-las.

Resposta:
Um disco rígido deve informar seus parâmetros para o BIOS com o uso do comando Auto Detect IDE, a menos que esteja danificado, e a menos que se trate de um modelo muito antigo (início dos anos 90). Portanto o disco pode ter sido danificado fisicamente na tentativa frustrada de instalação como Slave. O simples fato de esquecer de configurar o jumper Master/Slave não danifica fisicamente um disco rígido, mas pode causar perda de dados. Depois de posicionar corretamente os jumpers, usar o comando Auto Detect IDE e executar os programas FDISK e FORMAT, o disco deveria voltar ao uso normal, apesar dos seus dados originais serem apagados. Nesta tentativa de instalação você pode ter acidentalmente batido o disco sobre a mesa, ou pode ter danificado sua placa lógica com eletricidade estática. Um curto circuito também pode ter ocorrido, com a ligação do cabo flat na posição inversa, por exemplo. Dois discos configurados como Master na mesma interface não provocam o autodesligamento do computador, apensas causam uma mensagem de erro emitida pelo BIOS (HDD Controller Failure, por exemplo). Já um cabo flat ligado em dois discos, sendo um correto e outro invertido, provocam um curto circuito que resulta no desligamento da fonte, e o dano permanente de um ou de ambos os discos. Parece que isso foi o que ocorreu no seu caso. Lembro que é preciso calma e atenção para fazer instalações de hardware.

58) Monitor amarelando
Tenho um monitor digital da LG modelo Studiowrks 55i só que a carcaça ou seja a parte externa (somente o plástico) esta bem amarelado e o monitor é novo.. como faço para deixar ele branco novamente ou Adquirir um usado pois já liguei para a LG e um novo sai muito caro?

Resposta:
Não entendo sobre plásticos, mas um fabricante de gabinetes me explicou que existem plásticos de várias qualidades, e alguns tipos reciclados, dependendo do tratamento químico dado, podem ficar amarelados com o tempo. Algumas lojas de informática e até alguns supermercados vendem uma pasta de limpeza própria para computadores, chamada LIMPLEX. Seus componentes químicos são neutros e não fazem mal ao computador. Já consegui ?desamarelar? vários equipamentos do meu laboratório com essa pasta.

59) IRQs iguais
Sou DJ e trabalho com audio no PC. Estou com problema de IRQ no Windows 2000, Todas as minhas placas PCI estão na mesma IRQ 9, Tenho então um pequeno conflito entre minha placa de som ( SB Live ) e minha placa de Video (NVidea GForce2) Mesmo tendo outras IRQs livres ( como as 5, 8, 10, e 11 ) não consigo mudar. Vc pode me ajudar ?

Resposta:
Procure no CMOS Setup, na seção PCI/PnP, comandos para indicar a IRQ utilizada por cada slot PCI. No seu Setup devem estar todas programadas para usar a IRQ9, mas é possível fazer distribuições melhores, como IRQ9 / IRQ10 / IRQ11 / IRQ12. Observe que mesmo quando todos os slots PCI utilizam a mesma interrupção, as placas funcionam, já que o barramento PCI prevê o compartilhamento de interrupções. A troca de placas entre os slots também obriga o uso de interrupções diferentes. A necessidade de interfaces utilizarem interrupções diferentes ocorre apenas com placas ISA e com interfaces embutidas na placa de CPU que eventualmente não obedeçam ao padrão Plug and Play, o que pode ocorrer em placas antigas.

60) Sound Blaster requer EMM386
Todas as vezes que o computador é ligado e está fazendo a checagem inicial, aparece a seguinte mensagem:

* Não foi detectado um gerenciador de mémoria.
* Creative SB 16 requer EMM 386 ou semelhante.
* Driver de emulação creative não foi carregado.
* C:\.>C:\ arquivo~1\ creative\ SBLIVE\DOSDRV\SBEINIT.com

Por gentileza, informe a gravidade da mensagem e o dano que causou ou já está causando ao sistema.

Resposta:
É preciso tomar cuidado com os softwares que são instalados no computador. Nem todos são necessários. O programa SBEINIT não é necessário, a menos que você precise usar jogos que operam sob o MS-DOS. Se você realmente precisa utilizar a placa de som no MS-DOS, o que normalmente ocorre com jogos, é preciso usar este programa, e também é preciso ativar a memória EMS. Para isto devemos começar o arquivo CONFIG.SYS com os seguintes comandos:

DOS=HIGH,UMB
DEVICE=C:\WINDOWS\HIMEM.SYS
DEVICE=C:\WINDOWS\EMM386.EXE

0 comentários: