quinta-feira, 5 de junho de 2008

BR-29(364) história. Parte 2

O Bandeirante

Na virada da década de 50, a viagem aventureira de um caminhão pelos sertões do Brasil era assunto para a grande imprensa nacional. Entre outros, A Folha de São Paulo (12/12/59), O Globo (03/01/60) e a revista Visão (26/02/60), publicaram matéria relatando a saga do "Bandeirante". Este era um caminhão Ford F-600 do Governo de Rondônia, que saira de São Paulo com 4t de carga no dia 10/out/59, inclusive os geradores de energia para Pedras Negras, Ilha das Flores e Costa Marques, que não dispunham desse serviço essencial. O objetivo, suprema ousadia, era chegar a Porto Velho (RO) cruzando o centro-oeste, quando sequer haviam planos para construir uma rodovia que tornasse a viagem imaginável. O Bandeirante alcançou seu destino no final do dia 19/nov/59, 40 (quarenta) dias depois. A viagem era além de necessária, possível, embora sòmente para os destemidos.

A equipe que a realizou era composta de tres funcionários públicos: Manoel Bezerra (oficial de gabinete do governador), Bismarque Marcelino (motorista, que "só não passava com um caminhão por onde Deus tivesse dificuldade") e Ausier Santos (o Pirralho, mecânico e um dos melhores futebolistas do território).

Alcançaram Presidente Epitácio (SP) em 13/out, onde cruzaram o rio Paraná e penetraram em Mato Grosso, o mais perigoso e cansativo trecho de todo o percurso. Cuiabá foi alcançada dia 17, e Cáceres a 18/out. Os 318 km entre Cáceres e Vila Bela foram os mais difíceis, e percorridos em 4 (quatro) dias. Nesse trecho, em Pontes & Lacerda, a travessia do rio Guaporé foi feita sobre uma ponte de madeira construída trinta anos antes pela Comissão Rondon. Tinha 40 m de extensão, 12 m de altura nos pilares centrais, e conservação nenhuma. Aí ficaram presos por doze horas em um atoleiro.

O Bandeirante cruzou São Paulo e Mato Grosso, num percurso de 3.018 km até Vila Bela, onde chegou no dia 21/out/59. Aí foi embarcado numa balsa e desceu por 1.406 km os rios Guaporé e Mamoré até Guajará Mirim (RO). Finalmente, sobre uma prancha ferroviária rebocado pela locomotiva "Coronel Church" (a primeira locomotiva a chegar à Amazônia, 80 anos antes), percorreu os 366 km da E.F.M.M. até Porto Velho.

O isolamento em que vivia o território tornou essa aventura praticamente obrigatória. Era preciso rompê-lo, e essa viagem ajudou a provar sua imperiosidade.

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