segunda-feira, 16 de junho de 2008

BR-29(364) história. Parte 4

O Rio Tubarão.

Decidida a construção da rodovia (em fev/60) ou pelo menos seu caminho pioneiro, vários eram os desafios a vencer para cumprir a determinação presidencial de inaugurar a estrada em dezembro de 1960. A logística e o desconhecimento da região estavam entre os maiores. Por exemplo: sòmente com equipamentos de grande porte, e na quantidade adequada, a meta seria alcançável. Para a frente de trabalho Cuiabá-Vilhena as máquinas poderiam ser transportadas em carretas especiais, fôsse por estradas existentes, ou em caminhos de serviço abertos pelos próprios equipamentos e por trabalhadores braçais. Para a frente Porto Velho-Vilhena entretanto, sòmente transportadas pelos rios Amazonas e Madeira poderiam chegar ao destino. E este só permitiria navegação segura de embarcações do porte necessário até o final do mes de abril (menos de tres meses!).

O DNER contratou a Cia de Navegação Costeira para o transporte até Porto Velho. Em sua 1ª viagem, a Costeira usou o Rio Tubarão, cargueiro de 5.500 t que saiu do Rio de Janeiro em 22/mar/60 chegando a Porto velho no dia 12/abr. A população da cidade, à época cerca de 27.000 habitantes, postou-se nas margens do Madeira para assistir suas manobras. Como no local do precário porto não havia calado para atracação, o navio foi obrigado a atracar nas barrancas do Madeira, no local denominado Terminal dos Milagres, a jusante do porto, e onde hoje existe o novo porto da cidade. Alí foi descarregado com a enorme ajuda dos ferroviários, mais preparados para lidar com cargas pesadas em condições adversas. Voltando a Belém, o Rio Tubarão retornou a Porto Velho em 05/mai com novos equipamentos, em sua última viagem à região.

No final de maio, em navios do SNAAPP e barcaças da Petrobrás, pois já começara a vazante do Madeira, chegaram os últimos equipamentos. Pela frente de Vilhena outras máquinas chegavam para a grande obra. O número de equipamentos trazidos para o seu início, em cada uma das frentes de trabalho demonstra sua magnitude:

EquipamentoP.VelhoVilhena Totais
Trator de Esteira443074
Trator de Pneu178
Scraper729
Moto-Scraper92736
Moto-Niveladora10010
Carregadeira516
Basculante4797144
Caminhão161733
Caminhão-Tanque437
Jeep & Unimog201232
Geral163196359

No pico da obra, cerca de 5.000 homens nela trabalhavam. Dada a quase inexistência de mão de obra no local, mesmo não qualificada, homens foram recrutados em todo o Brasil e para cá trazidos. Nos próprios cargueiros e em navios da Marinha do Brasil, como o NT Ari Parreiras.

1 comentários:

Anônimo disse...

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