quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Como consertar você mesmo seu computador. (Parte VIII Final)

71) Problema com webcam
Tenho um PC com processador AMD K6II de 500MHz, 128 Mb de RAM, e rodo sistema operacional Windows - ME. Participei recentemente de uma promoção de velocidade de conecção promovido pela Virtua e ganhei uma Web-camera da D-Link mod DSB-C100, com entrada USB ( já tenho instalada essa entrada ). Ao instalar a camera não obtive imagem , o que ocorreu quando a instalei para teste em outro micro com sitema Windows 98. Achando que o problema estava no Driver fui até o site do fabricante e baixei o driver daquela camera para o ME. Nada se Modificou. A camera não funciona. Existe outra solucão ou devo realmente não usar o ME, como muitos já me aconselharam?

Resposta:
Tenho recebido notícias de vários usuários de PCs equipados com interfaces USB que não funcionam. Em alguns casos a interface simplesmente não está conectada internamente na placa mãe. Em outros casos, existem mesmo bugs de hardware que impedem o funcionamento. Durante os últimos anos os fabricantes de placas de CPU não deram muita atenção ao correto funcionamento das interfaces USB, já que os dispositivos USB eram raríssimos no mercado. As placas mais novas já são isentas desses bugs, mas a sua, sendo equipada com um K6-2/500, provavelmente é um projeto de 1998, e ainda podem existir tais bugs. O procedimento correto é mesmo baixar o driver da câmera. O problema também pode ser resolvido no site do fabricante da placa de CPU (você esqueceu de informar a marca e o modelo), onde provavelmente existe um driver atualizado para as suas interfaces USB. Esses drivers funcionarão caso o bug não seja de hardware. Note ainda que em muitas placas de CPU é preciso habilitar as interfaces USB no CMOS Setup. Verifique no Gerenciador de Dispositivos se as interfaces USB estão ativadas e com os drivers instalados, sem conflitos. Uma última solução seria desabilitar as suas interfaces USB e adquirir uma placa de interface USB avulsa, para barramento PCI. Essas placas são relativamente fáceis de encontrar no comércio especializado em placas.

72) Problema com modem Lucent
Tenho um PC Pentium III 600, placa Asus P3W, HD 8.4 Gb, 128 Mb de Ram, placa de vídeo AGP de 8 Mb, Modem Lucent 56K com Windows ME instalado. Ao tentar atualizar o drive do modem utilizando o arquivo obtido no site do fabricante, é instalado Lucent Win Modem no lugar do LT Win Modem, mas também é criado um dispositivo chamado Enumerator, alem do fato de que não é encontrado o dispositivo para a instalação do Voice Wave. Após o termino da instalação conecto à Internet porém logo imediatamente a mesma fica totalmente inativa a despeito de qualquer tentativa quer seja através do Internet Explorer ou do Outlook Express, simplesmente nada acontece e sou obrigado a reinstalar o modem utilizando o drive do CD de instalação que é de 1997, para que a conexão volte a funcionar. Gostaria de saber se há algo que possa fazer a respeito? Será problema do modem ou incompatibilidade do Windows ME com o Modem da Lucent?

Resposta:
O seu é um raro caso de problema com modems Lucent. Por isso tenho indicado esses modems há vários meses. Por outro lado, os modems Motorola e PCTel são muito problemáticos. Toda semana recebo várias cartas de leitures relatando problemas com esses modems.

Os modems com chips Lucent funcionam bem com os drivers do Windows ME, e apresentam taxas de até 52.000 bps. As conexões são bastante estáveis. Você não explicou porque quis atualizar o driver do modem. Se o driver do Windows ME não apresentava problemas, volte a utilizá-lo. Um outro detalhe importante é que na verdade os modems não são Lucent, e sim os chips. A Lucent produz os chips e os vende para os fabricantes de modems, além de fornecer os drivers. É preciso que você verifique se os drivers que você está usando são mesmo para este modem, já que existem várias versões tanto de chips quanto de modems. Verifique a numeração dos chips existentes no modem e volte ao site da Lucent. Procure então os drivers que sejam específicos para este chip. Você também pode tentar descobrir o fabricante do modem, informação que pode estar indicada no manual ou na caixa. No site do fabricante do modem, procure os drivers apropriados.

73) Congelamento no início da discagem
1) Tenho um Pentium III 800 adquirido no início do ano, com placa Soyo, Windows Me e modem Motorola SM56 PCI, com 128 MB RAM. Funciona muito bem para Internet, jogos modernos (placa de vídeo Savage S4 16MB), aplicativos em geral. Precisei usar algumas vezes a Restauração do Sistema do Windows Me, sempre com sucesso, resolvendo os problemas. Porém sempre que LIGO a máquina e tento conectar a Internet, há um congelamento assim que inicia a discagem. Reseto, aguardo a operação do Scandisk e aí, sim, a conexão é efetuada e transcorre sem nenhum problema. Se preciso reiniciar, também não ocorre nada errado - é apenas quando o computador é LIGADO.

Resposta:
O modem Motorola SM56 funciona bem na maioria dos casos, e seu custo é bem acessível. Existem entretanto configurações que são bastante problemáticas. Dependendo dos drivers, do provedor e da linha utilizada, existem problemas de conexões que caem, baixa taxa de recepção, travamentos e outras anomalias. Sugiro que você instale os drivers oficiais da Motorola, encontrados em:

http://e-www.motorola.com/products/softmodem/support/software.html


Particularmente não tive problemas com esses modems, testei 3 placas diferentes com os mesmos chips Motorola, apenas observei baixo desempenho em uma de minhas linhas telefônicas, que é de central analógica. As linhas mais novas ofereceram boas conexões com diversos provedores. Se de forma alguma você resolver seu problema e resolver trocar o modem, não compre modems PCTel (HSP Micromodem), são piores que os da Motorola. Os modems Lucent também são baratos e apresentam resultados melhores que os da Motorola.

74) Problema de hibernação
Tenho um notebook Compaq Armada 1592 DMT, com 96 MB de Ram, 3 G de hardisk, com Windows 2000 e HD formato em NTFS. Sempre tive a opção "hibernar". Até que um dia veio uma mensagem de erro e, desde então, esta opção não existe mais. Já entrei na configuração do Bios, onde consta a opção hibernar, já tentei detectar algum drive que pudesse ter sido perdido, mas sem nenhum sucesso. Descobro a existência de um file chamado hiberfil.sys, com os 96 MB de Ram, só que não quero mexer nele pois temo criar algum problema. Como posso fazer para que volta a constar, e eu possa usar, a opção "hibernar" quando eu faço o shutdown?

Resposta:
Esses problemas acontecem normalmente quando é feita a instalação de algum item de hardware ou uma atualização de drivers que acaba com a compatibilidade necessária ao funcionamento da hibernação. É difícil reverter a situação, mas quando isso ocorre, devemos identificar qual foi a última atualização de driver, a que provavelmente causou o problema. Podemos usar o Gerenciador de Dispositivos para atualizar o driver, restaurando a versão anterior. Feito isso, usamos Painel de Controle / Opções de Energia. No quadro de configurações de energia apresentado, podemos marcar a opção ?Ativar suporte à hibernação?, na guia Hibernar. Se esta guia não estiver presente, significa que o sistema não é 100% compatível com a hibernação, a ?desatualização? do driver suspeito não resolveu o problema. No caso do Windows ME, podemos utilizar a Restauração do Sistema para reverter mais facilmente para os drivers anteriores.

75) Erros depois de trocar a placa de CPU
Eu nunca tive problema com meu pc ate entao quando resolvi trocar o meu k6 500 por um pentium 850, que deu para aparecer, em algumas paginas da web, a seguintes palavras; (iexplore causou uma falha de pagina invalida no modulo MSJAVA.DLL EM 017f:7aa5b802) depois da mensagem,tudo acaba na estaca zero e tudo que è pagina que estava mimizada desaparece.o que faço pelo amor de deus?

Resposta:
Faltou uma informação importante para que eu pudesse dar uma resposta precisa para a sua dúvida. O PC funciona bem com todos os programas e só apresenta esses erros que você cita? Ou você praticamente não utiliza outros programas, ficando com o uso restrito ao acesso à Internet? Se for o primeiro caso, é bom instalar uma versão mais nova do Internet Explorer, pois pode existir um bug ou algum arquivo corrompido na versão que você usa. Se por outro lado você tiver problemas com o uso de outros programas, provavelmente existe defeito de hardware no seu computador: memória ou placa de CPU defeituosa, problema no modem, aquecimento do processador, etc.

A troca da placa de CPU deve ser feita, quando possível, em conjunto com a formatação do disco rígido e a instalação do sistema operacional. Quando isso não é possível, devemos pelo menos instalar novamente o sistema sobre a versão que já está instalada, sem formatar o disco rígido. Desta forma os recursos da nova placa de CPU serão detectados corretamente e o computador funcionará melhor.

76) PC recém montado com problemas
Montei um Pentium III 800E (8x100), numa Asus P3V133, com 1 pente de memoria128Mb RAM PC-133, HD Seagate 10Gb, Placa de video SIS 8Mb, Placa de Som Cristal, e fax modem motorola 56k. Porem venho encontrando instabilidades nessa maquina. Da primeira vez o HD começou a apresentar Bad Blocks aleatoriamente, com isso troquei-o por um outro Seagate e reinstalei tudo de novo. Depois de alguns dias, o sistema começou a ficar lento para abrir programas e o movimento do mouse tambem ficou lento demais, só resolveu quando efetuei um scandisk pelo DOS, onde foi encontrado que a copia1 da FAT estava defeituosa, que o scandisk achava que a FAT2 era melhor. Foi corrigido, porem depois de certo tempo tudo ocorreu de novo, e tambem apareceram alguns arquivos corrompidos, e entao o scandisk achou que a copia da FAT1 era melhor, e foi trocada de novo. E depois de algum tempo a lentidao volta de novo. Estou muito desconfiado que seja a Memoria RAM, e tambem nao descarto que possa ser a placa mae. Pergunto quando da esse tipo de erro no scandisk, o que pode ser ?

Resposta:
Seu primeiro disco rígido estava provavelmente defeituoso, você fez bem em tê-lo trocado. Qualquer peça pode apresentar problemas. Quando uma empresa equipada com laboratório monta um PC, é mais fácil resolver problemas, pois dispondo de peças sobressalentes é possível fazer trocas até isolar o defeito. Para o usuário comum a coisa fica um pouco mais difícil, pois em geral não poderá fazer substituições para encontrar um problema. Uma grande ajuda pode ser obtida com o programa PC-Check, usado para fazer uma checagem no hardware do PC. Sua versão demo pode ser obtida gratuitamente em www.eurosoft-uk.com. Um PC pode apresentar anomalias diversas, inclusive as que acontecem com o seu. Pode existir defeito nas memórias, na placa de CPU, na fonte, no disco rígido, enfim, qualquer peça é suspeita. É preciso tomar cuidado com a eletricidade estática durante a montagem, caso contrário você poderá danificar os componentes sistematicamente. O problema também pode estar no disco rígido, apesar de ser improvável. O primeiro HD estava com problemas. O segundo também apresenta problemas. Existe uma pequena possibilidade de ambos os discos terem sofrido maus tratos semelhantes durante o transporte, e ambos estarem defeituosos. Para confirmar, procure instalar um disco rígido antigo, mas que você tenha certeza do seu bom funcionamento. Sempre que instalar um novo disco rígido, é bom utilizar o exame de superfície do Scandisk. A operação demora muitas horas, mas vale a pena.

77) Drive de disquetes com problemas
Tenho um Pentium 233 MMX com 32MB Ram, HD 2.5 GB e Win98. Usei este micro durante dois anos sem problema. Agora o drive de 1.44MB não quer funcionar no Win98. Em modo DOS e Win95 ele funciona normalmente, mas se instalo o Win98 ou WinME ele não funciona. Testei o drive em outro micro e ele funcionou ok. Se desativo o cache de gravação temporária para todas as unidades na solução de problemas do Windows ele volta a funcionar, porém o micro fica muito lento. Qual seria o problema? O que devo fazer?

Resposta:
Dentro do universo de problemas de um PC, os que ocorrem nos drives de disquetes é relativamente comum. Entretanto, entendam que é difícil resolver problemas à distância, principalmente com poucos detalhes. Foi útil informar que o drive funciona no modo DOS e que funcionou bem em outro PC, mas a descrição ?não funciona? é muito vaga. Ele trava o PC? Apresenta mensagem de erro? Só lê e não grava? Não aparece na janela Meu Computador? Existem inúmeras maneiras de um drive ?não funcionar?, e uma descrição mais detalhada ajudaria bastante na resposta. Um técnico de manutenção iria tentar a substituição por outro drive. Se o problema for mantido, está no seu PC. Se for resolvido, está no seu drive. Além de fazer este teste, verifique se no CMOS Setup existe um comando chamado Floppy Access Control, e programe-o com a opção ?RW? ou ?Read and Write?. Verifique ainda se no Gerenciador de Dispositivos está indicado algum conflito com os recursos usados pela interface de disquetes: IRQ6 e DMA2. A solução no caso seria remanejar os recursos usados pelo dispositivo causador do conflito. Os recursos IRQ6 e DMA2 devem ser de uso exclusivo da interface de disquetes.

78) Drive A não funciona
Se o sistema parar de procurar por disquetes no drive A, eu fico sem poder usar o disco de inicialização do Windows 98? Caso afirmativo, como se resolve a questão?

Resposta:
Exatamente. Se o drive A não estiver funcionando, você não poderá usar o disco de inicialização do Windows. Apesar do disquete ser um dispositivo obsoleto, ele ainda é necessário para a instalação do sistema operacional. Com ele poderá ser executado um boot, e a seguir serem usados os programas FDISK e FORMAT, que fazem a inicialização do disco rígido. Somente depois que o disco rígido estiver inicializado, podemos instalar o sistema operacional. Você precisa portanto providenciar a menutenção do seu drive de disquetes, que pode ser feita pela troca (um drive novo custa cerca de 40 reais). É possível que o drive esteja bom, mas suas cabeças estejam sujas. Neste caso será preciso utilizar um kit de limpeza. Também é possível que um dos cabos internos do drive esteja solto. Em geral este tipo de problema é bem simples, e um técnico consegue solucionar em poucos minutos. Nem mesmo é necessário contar com os serviços de um técnico. Um usuário com conhecimentos medianos sobre hardware também pode resolver o problema.

79) Formatei meu HD
A placa-mãe do meu computador é uma GFXcel (não sei dizer o modelo exato, mas parece que a designação é PC-Chips GFXcel Socket 370) que tem vídeo, som e placa de rede onboard, suporta slot1 e PGA370. Parece-me que no Setup pode-se escolher de 2 a 32 MB para vídeo. O problema é: formatei o HD para instalar tudo a meu gosto, mas agora não consigo o driver de instalação do vídeo e da placa rede.

Resposta:
Foramtar o HD é uma grande armadilha para o usuário. Parece tão fácil, é só usar FORMAT C:... O problema é que depois disso é preciso instalar o Windows e fazer as instalações de hardware. Formatar é fácil e sempre funciona. Instalar o Windows também é muito fácil. O problema está nas instalações de hardware que tem que ser feitas a seguir, e isso não é nada fácil. É preciso saber quais são os componentes de hardware do computador (placa de som, placa de vídeo, modem, rede, etc.). É preciso saber a marca e o modelo de cada um deles, e ter os seus drivers. É errado pensar que o Windows tem drivers para todos eles. Muitas vezes o Windows não tem os drivers, portanto antes de formatar o disco rígido devemos ter a certeza absoluta de que temos os drivers para todos os dispositivos de hardware. Muitos deles estão nos disquetes e CD-ROMs que acompanham a sua placa de CPU e suas demais placas. Se você tem esses discos, provavelmente esses drivers poderão ser usados. Se não tem, é preciso identificar os fabricantes e obter os drivers pela Internet. Você tem uma placa PC Chips com ?tudo onboard?, então poderá obter os drivers em www.pcchips.com.

80) Estouro de pilha
Meu computador é um Itautec Infoway, Pentium 3, 650 mhz, 128 mb, e 13 gb. De vez em quando, ao iniciar o computador, aparece aquele fundo azul em toda a tela com a seguinte mensagem: estouro de pilha, corrija etc. Queria saber o que é esse estouro de pilha e quais os procedimentos para corrigir essa irregularidade.

Resposta:
Para resolver problemas de "estouro de pilha" (stack overflow), adicione no arquivo CONFIG.SYS o comando:

STACKS=9,256

Se o problema persistir, aumente o valor 256 para outro maior, como 512 ou 1024. Note que isto não tem nenhuma relação com pilhas de corrente elétrica (baterias), e sim com uma área de memória chamada stack (pilha, em português), na qual é feita a passagem de parâmetros e salva de contexto para processamento de rotinas e de interrupções. É comum, quando o número de interrupções por unidade de tempo é muito grande, a ocorrência de estouros de pilha. O aumento deste valor em geral resolve o problema.

81) Extensão de fonte
Eu adquiri um gravador de CD, tenho 2 HDs, um drive de CD-ROM 52X e um drive A:, mas minha caixa de força tem apenas 3 cabos, como proceder para instalar sem perder outros drives?

Resposta:
Este é um problema dos mais simples. Nas lojas de informática você encontrará vários tipos de cabos: cabos para impressoras, cabos flat, cabos de força, cabos para modem, etc. Um deles é o chamado ?Cabo Y para fonte de PC? (alguns o chamam de ?cabo U?). Funciona como uma extensão, com 3 conectores. Um deles é ligado e um dos conectores disponíveis na fonte. Os outros dois ficam disponíveis para ligar em discos rígidos, drives de CD-ROM, etc.

82) HD não é reconhecido
Estou enviando esta mensagem para tentar resolver o problema que está ocorrendo com o meu HD e saber sobre o upgrade do micro.

Pentium 200 MMX
HD 2.1 GB Western Digital WDC22500-32LA
1 módulo de memória SDRAM 32 MB
Placa mãe Asus
Chipset TX97E
CD Rom Creative 48X
Drive 3 1/2"
Fax modem US Robotics 33.6 Kb
Placa de vídeo Diamond Stealth 2 MB

O problema iniciou a pouco tempo e o que está ocorrendo é que quando ligo o micro, o HD não é reconhecido. Mas se eu reinicio através de "Ctrl+Alt+Del" o HD é reconhecido. Eu retirei as placas e apliquei um spray para limpeza de contatos, mas não adiantou. Então troquei o cabo de dados e mudei de controladora entre o HD (de primária para secundária) e o CD Rom (de secundária para primária), mas não adiantou. Como o setup estava com a opção AUTO para detectar o HD eu mudei para a opção USER e coloquei os dados do HD. Então passou a funcionar normalmente. Qual seria o problema? Quanto ao upgrade a dúvida é que eu quero aumentar a quantidade de memória e pelo preço que tenho acompanhado sai mais barato comprar memória PC 100 ou PC133 do que PC66. Vai funcionar ? A outra é se posso trocar o processador por um Celeron?

Resposta:
Este tipo de problema pode acontecer com certas placas de CPU e certos discos rígidos. É possível que o seu disco rígido estivesse ainda inicializando seus circuitos internos quando o BIOS interrogou seus parâmetros, resultando no erro. Ao usar a opção USER, não existe esta interrogação, e o boot começa em um instante no qual o disco rígido já está pronto para funcionar. Deixe então como está. As memórias PC100 e PC133 estão mais baratas que as do tipo PC66 pois são modelos mais novos, usando chips de maior capacidade. Elas funcionarão perfeitamente em 66 MHz, pode usá-las. Quanto à troca do processador, ela não será possível. O Pentium MMX é um processador compatível com o Socket 7. Você poderá provavelmente trocá-lo por um K6-2, desde que sua placa de CPU o suporte, já que é preciso verificar se as tensões e clocks são compatíveis. Muitas placas de CPU para Socket 7 chegam no máximo ao Pentium MMX/233, as mais novas chegam até o K6-2/550. Uma outra opção é instalar um Turbo Chip, comercializado pela Kingston (www.kingston.com.br).

83) Não há páginas de pilha
Leio sempre a revista PCWORLD e, se for possível gostaria que vcs me dissessem do que trata a seguinte mensagem que esta aparecendo ultimamente no micro em uma tela azul. Ao dar enter, volta-se ao normal.

"Não há mais páginas de pilha. Pode ser necessário aumentar o valor de MinSPs em SYSTEM.INI para evitar possíveis falhas na pilha.
Há atualmente 5 SPs alocados"

Resposta:
A Stack (em português, Pilha) é uma área de memória na qual são escritos e lidos os endereços das rotinas executadas durante o uso normal do computador. Rotina é uma espécie de função, um trecho de programa, que é "chamado" a partir de diversos pontos do programa. Graças a este recurso os programas podem ter tamanhos maiores. Trechos repetitivos são programados como rotinas, e são chamados quando necessário, evitando que esses trechos tenham que ser repetidos a cada vez que são usados. Para que este mecanismo funcione, é preciso manter em uma área de memória, o endereço do local de onde a rotina foi chamado. Esta área de memória é a stack, ou pilha. Em sistemas mais complicados, é comum a existência de várias pilhas independentes. Isto é necessário para evitar que todos os programas usem a mesma pilha, o que apesar de funcionar, não permite que os programas sejam independentes (ou seja, que as áreas de memória de um programa fiquem inacessíveis aos demais programas em execução).

A mensagem de erro apresentada avisa que o número de pilhas está no seu limite, e que o computador pode travar, a menos que sejam alocadas mais pilhas. Você poderá ter problemas se executar um número maior de programas, ou se tiver um número maior de dispositivos de hardware gerando interrupções. Para resolver o problema, aloque um número maior de pilhas, bastando para isto colocar no SYSTEM.INI, após a linha [386Enh], a seguinte linha:

MINSPS=6

A mensagem de erro deverá parar de ser exibida. Se continuar, tente usar valores mais altos.

84) Dúvidas sobre hardware
Tenho algumas dúvidas e gostaria muito de um auxílio.

1) Existe drivers para monitores ??? - Como posso fazer para que o monitor(independente de marca e modelo) seja reconhecido lá nas propriedades de sistema(Win95\98SE\Me), ou seja apareça seu nome e modelo. E no Linux?

2) Qual é o melhor meio de saber se o meu modem e minha placa de rede (independente de marcas e modelos) estão com problemas. Quais são os testes que eu posso fazer sem abrir a máquina para saber, se o problema está no hardware ou software(drivers).

3) Existe algum programa eficiente, para que eu possa reconhecer todos ou a maioria dos periféricos do meu micro(placa mãe, memórias, Chipset,...) ?

Resposta:
Sim, o Windows possui drivers para diversos monitores, e também é possível obter esses drivers nos sites dos seus fabricantes. Com esses drivers instalados, o monitor é reconhecido com todas as suas propriedades no Gerenciador de Dispositivos. No Linux a escolha do monitor é feita pelo programa de instalação, e também pelo programa XConfigurator. Os problemas nos modems, placas de rede e outros dispositivos de hardware são checados através do Gerenciador de Dispositivos. Testes podem ser feitos através de programas de diagnóstico, como o PC-Check e o HWINFO (www.eurosoft-uk.com e www.hwinfo.com). Não espere entretanto que esses programas sejam milagrosos. Eles não detectam os problemas ?na mosca?, e sim ajudam técnicos experientes, dando pistas sobre possíveis problemas.

5 comentários:

Anônimo disse...

o meu computador tem os programas xô bobus 99 release 30,port scan,ip prober.
Baixei esses programas na casa do meu primo pois levei minha cpu pra ksa dele.Foi ai que começou os problemas.voltei pra ksa e quando liguei o meu pc o programa xô bobus 99 deu uma mensagem de erro com o nome na parte superior da janela erro#6 e embaixo o nome overflow,não sei especificar pois sei que existem va´rio gêneros desse erro como buffer overflow.stack overflow entre outros,mas na mensagem aparecia apenas overflow,e tem outra na parte do painel de controle em conexões de rede toda vez que tento abrir o pc trava ai tenho q fazer ctrl + alt + del e botar finalizar programa para sair daquela frescura meu SO é o windows xp por favor me ajude espero a resposta o mais breve possível
se puder mande areposta pro meu e-mail: axlrose_skyline@hotmail.com valews

Anônimo disse...

o meu computador tem os programas xô bobus 99 release 30,port scan,ip prober.
Baixei esses programas na casa do meu primo pois levei minha cpu pra ksa dele.Foi ai que começou os problemas.voltei pra ksa e quando liguei o meu pc o programa xô bobus 99 deu uma mensagem de erro com o nome na parte superior da janela erro#6 e embaixo o nome overflow,não sei especificar pois sei que existem va´rio gêneros desse erro como buffer overflow.stack overflow entre outros,mas na mensagem aparecia apenas overflow,e tem outra na parte do painel de controle em conexões de rede toda vez que tento abrir o pc trava ai tenho q fazer ctrl + alt + del e botar finalizar programa para sair daquela frescura meu SO é o windows xp por favor me ajude espero a resposta o mais breve possível
se puder mande areposta pro meu e-mail: axlrose_skyline@hotmail.com valews

Anônimo disse...

me desculpem mas na verdade aparece na parte superior de janela assim:
Run time error 6

e na inferior:
overflow

pos favor me ajudem a solucionar o problema e sejam o mais específicos que puderem
novamente perdao e espero a resposta
valews

Fábio Ferrarezi disse...

Meu hd é reconhecido pela placa mãe, porém recebo uma mensagem de falha no hd, ou seja, não consigo iniciar meu pc. Isso ocorreu após a formatação do mesmo. O HD é um Western Digital 80Gb e a placa mãe é uma Asus P3V133 com processador Pentium 3 868Mhz.

Anônimo disse...

meu computador esta reiniciando a todo momento o que pode ser