sexta-feira, 30 de maio de 2008

Cervejas e seus tipos. Uma visão geral sobre cervejas.


Imagem

Sucesso total não é verdade?


Sim, você, que ama uma cerveja e está agora, neste momento, querendo consumir todas da imagem acima, este post é feito para você.
Farei um resumo, uma passada por alguns tipos de cervejas, desde as melhores, até as piores. vocês entenderão essas “piores” mais abaixo. Relaxe.

Cerveja Pilsen

Imagem

Essa é das antigas


Começo pela mais tradicional e mais consumida nesse país que você vive, o Brasil, caso você não o conheça ou está bêbado o bastante para não lembrar dele. Isso é normal, relaxe.
A denominação Pilsener ou Pilsen é oriunda da cidade de Pils, que fica na República Tcheca, futura moradia de nosso camarada TresDê.
A cerveja Pilsen, criada em 1842, apresenta aquela cor clara e dourada que vocês já conhecem e brilhante. Caso ela esteja em outra tonalidade ou cor, verifique se não é urina. É produzida pelo processo de fermentação profunda, com teor alcoólico baixo, entre 3 e 5%, infelizmente.
Hoje, aproximadamente 60% das cervejas e chopps produzidos no mundo são deste tipo. No Brasil, o consumo de cerveja Pilsen representa 98% do mercado. Também pudera, clima agradável, calor e tudo mais.

Cerveja Bock

Imagem

Que friiiio.


Gosto muito de chopp preto, talvez por isso que eu goste tanto de cervejas bock. São cervejas mais fortes e encorpadas e geralmente são escuras e de grande aceitação. Classificado como uma cerveja de fermentação profunda, de processo lento ou Larger. É muito boa para tomar em climas mais frios e agradáveis.

Cerveja Stout

Imagem

A Stout brasileira


Originária da Irlanda, produzida a partir de cevada torrada, que produz um malte especial (escuro) e possui um sabor amargo conferido pelo lúpulo associado ao adocicado do malte. É uma cerveja de fermentação superficial e seu teor alcoólico é alto (5 a 6,5%), em relação as cervejas tradicionais. Possui também elevado teor de extrato primitivo, cerca de 15%.

Cerveja Ice

Imagem

Essa sim é gelada


Esta é uma cerveja relativamente nova digamos assim. Foi criada no Canadá em 1993, cuja fabricação envolve o processo “ice process”. Também pudera, Canadá é frio pra cacete, então não poderia ser de outra forma.
Após a fermentação do mosto, este é submetido em temperatura inferior a zero grau, que transformam a água em finos cristais de gelo que são posteriormente retirados, produzindo assim uma cerveja mais forte e refrescante.

Cerveja sem álcool

Imagem

Tira isso daqui pelo amor de Deus.


Essa é a pior, que tinha dito no início do post. E recuso a falar sobre este tipo de cerveja que nem deveria existir.

Chope ou Chopp

Imagem

Com certeza os melhores chopps do Brasil.


Praticamente o mesmo processo da fabricação da cerveja, entretanto, não passa pelo processo de pasteurização. Mas relaxe, que cerveja não leva pastel este é somente um processo seguido, onde aquecem a cerveja numa temperatura altíssima.
Pelo fato de não terem sido pasteurizado, as leveduras remanescentes ainda estão presentes, assim, o prazo de validade é muito reduzido, em torno de 10 a 15 dias. Então vamos beber logo issoantes que estrague por favor.

Finalizando…

Não importa o tipo, modo de preparo, mas cerveja é sempre bom, principalmente na praia, num sol escaldante, num churrasco com seus amigos, seja lá onde for.

0 comentários: