terça-feira, 18 de dezembro de 2007
domingo, 16 de dezembro de 2007
BUCHO.
2. Para tirar o cheiro do bucho, esfregue limão e depois passe farinha de trigo ou fubá.
3. Para eliminar o odor do bucho, coloque na primeira fervura partes iguais de água e leite.
4. Experimente cortar o bucho em tiras bem finas, empanar à milanesa e fritar. Ele ficará muito gostoso e você poderá servir como tira-gosto.
5. Corte o bucho em tiras bem finas, passe no ovo batido e na sopa de cebola em pó. Frite. Você terá um ótimo salgadinho para servir com aperitivos.
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sábado, 15 de dezembro de 2007
O premio
Um homem chamou muitas pessoas para fazer um desafio:
- Quem entrar nessa piscina com esses dois crocodilos, e saírem vivos, darei lancha, avião e uma casa em qualquer lugar do mundo!
Todos ficaram em silencio, até chegar o "herói" que logo caiu na água e desviou de todos os crocodilos.
O dono da casa surpreso fala:
- O que vai querer primeiro, lancha, avião ou uma casa em qualquer lugar do mundo?
Muito cansado e meio com raiva ele responde:
-Num quero nada!
O dono:
-Como assim?
-Só quero saber quem foi o filho da puta que me empurrou dentro da piscina!
Postado por Matheus Magalhães as 8:51:00 PM 0 comentários
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sábado, 8 de dezembro de 2007
Histórico do desenvolvimento da informática e das tecnologias ligadas a computação em geral.
1622 - O matemático inglês William Oughtred desenvolve a primeira régua de cálculo.
1642 - O pesquisador francês Blaise Pascal cria a primeira calculadora.
1822 - O matemático inglês Charles Babbage projeta um computador mecânico, porém este não saiu do papel.
1847 - É criado o sistema binário pelo matemático inglês George Boole.
1880 - O norte-americano Herman Hollerith cria um processador de dados eletromecânico. O sistema usava cartões perfurados para inserir dados.
1930 - Nos Estados Unidos, o engenheiro eletricista Vannevar Bush desenvolve um computador usando válvulas de rádio.
1946 - Os engenheiros norte-americanos John William Mauchly e John Presper Eckart Jr desenvolvem o Eniac, o primeiro computador eletrônico. O Eniac foi desenvolvido para servir aos interesses bélicos dos EUA na II Guerra Mundial. Serviu para fazer os cálculos no desenvolvimento da bomba atômica.
1954 - A empresa eletrônica Texas Instruments fabrica o transistor usando silício.
1956 - Surge, no MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts - o primeiro computador que utiliza transistores.
1963 - Douglas Engelbart patenteia o mouse.
1964 - Paul Baran, pesquisador norte-americano, projeta e cria a primeira rede de computadores interligada por fios.
1966 - A IBM desenvolve o Ramac 305, utilizando discos de memória com capacidade de 5 megabits.
1968 - Douglas Engelbart cria um sistema com mouse, teclado e janelas ( windows ).
1971 - A Intel cria o MCS-4, primeiro microcomputador pessoal com o processador 4004.
1972 - A empresa Atari cria o primeiro videogame com o jogo Pong.
1975 - desenvolvem a linguagem Basic, primeira linguagem para microcomputadores, . As linguagens anteriores eram adequadas aos grandes e médios computadores.
1975 - Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft.
1976 - Steve Wozniak e Steve Jobs projetam e desenvolvem o micro Apple I. No mesmo ano a dupla a Apple Computer Company.
1981 - A IBM lança o micro PC 5150.
1985 - A Microsoft o sistema operacional Windows e o Word 1.0 (primeira versão do processador de textos).
1989 - Tim Berners-Lee , pesquisador europeu cria a World Wide Web ( WWW) que origina a Internet.
1991 - Linus Torvald lança o sistema operacional Linux com código-fonte aberto.
1992 - A empresa americana Microsoft lança o sistema operacional Windows 3.1. A nova versão do Windows incorpora tecnologias voltadas para a utilização de CD-Roms.
1993 - Surge o primeiro browser, o NCSA Mosaic.
1993 - A empresa de processadores Intel coloca no mercado o processador Pentim.
1994 - É criado o navegador de internet Netscape Navigator.
1995 - Chega ao mercando o Windows 95, trazendo incorporado o navegador Internet Explorer.
1995 - Criada a linguagem Java pela Sun Microsystems.
1997 - Garri Kasparov, campeão mundial de xadrez, perde pra o computador Deep Blue da IBM.
1997 - Justin Fraenkel desenvolve o Winamp, programa utilizado para ouvir músicas no formato MP3.
1998 - A Microsoft lança no mercado o Windows 98.
1999 - A Intel lança no mercado o processador Pentium III.
Postado por Tecomputer as 6:45:00 PM 0 comentários
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BOLOS.
2. O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.
3. Se você quiser cortar um bolo para recheá-lo, passe uma linha em volta, no sentido do comprimento, dê uma laçada, como se fosse um nó, e puxe. Se quiser cortar em várias camadas, basta mudar a posição da linha.
4. Um bolo amanhecido pode ficar saboroso se você umedecer com leite e depois deixar em forno moderado por alguns minutos.
5. Se ao desenformar o bolo ele estiver grudado, coloque a fôrma por alguns segundos sobre o fogo baixo. O bolo se soltará perfeitamente do fundo da fôrma.
6. Se o bolo ficar dourado antes que esteja completamente assado, coloque uma fôrma com água na prateleira superior do forno.
7. Ao estirar massas amanteigadas, normalmente elas grudam no rolo. Para que isso não aconteça, basta você colocar entre a massa e o rolo um plástico fino e transparente.
8. Enfeite um bolo simples, sem cobertura, colocando uma toalhinha de papel rendada sobre ele e peneire bastante glaçúcar. Retire a toalha com cuidado, para ficar o desenho.
9. O bolo de chocolate ficará mais leve e com uma cor mais bonita se você acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio.
10. Em vez de água, use suco de laranja na sua receita de pão-de-ló. Assim, ele ficará mais saboroso.
11. Para conservar os biscoitos sempre fresquinhos, coloque dentro do recipiente em que você for guardá-los um pedaço de pão.
12. Para que seu bolo fique marmorizado (com duas cores), coloque um pouco de café solúvel na massa crua.
13. Se você untar a fôrma e polvilhar com farinha de trigo ou de rosca, o bolo não grudará.
Postado por Tecomputer as 6:30:00 PM 0 comentários
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quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Solução para qualquer problema.
Postado por Tecomputer as 10:23:00 PM 0 comentários
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COMO FICA A SUA SÉRIE PREFERIDA COM A GREVE DOS ROTEIRISTAS AMERICANOS?
24 Horas - A sétima temporada de Jack Bauer tem 9 episódios completos. A série estava programada para estrear em janeiro nos EUA, mas a estréia foi suspensa por conta da greve e a temporada pode nem ir ao ar.
30 Rock - A segunda temporada da comédia tem 10 dos 22 episódios já prontos, sendo que cinco deles já foram ao ar nos EUA.
Aliens in America - 17 episódios serão produzidos. Desses, 11 já foram ao ar. (A série não é exibida no Brasil).
Back to You - nove episódios serão produzidos no total. Seis já foram ao ar nos EUA. (A série não é exibida no Brasil).
Battlestar Galactica - Tem 10 horas de episódios e um filme prontos para ir ao ar.
The Big Bang Theory - Apenas oito episódios da primeira temporada foram produzidos -e todos já foram exibidos na TV americana.
Bionic Woman - no máximo nove episódios serão produzidos, sendo que seis já foram ao ar nos EUA. (A série não é exibida no Brasil).
Bones - no total, serão produzidos 12 episódios. A nova temporada ainda não estreou no Brasil.
Brothers & Sisters - A segunda temporada da série terá 12 episódios completos. No Brasil, o Universal Channel ainda exibe a primeira temporada.
Burn Notice - A segunda temporada deve começar a ser produzida em janeiro. Será afetada apenas se a greve se prolongar até lá.
Californication - A segunda temporada deve começar a ser produzida em abril. Será afetada apenas se a greve se prolongar até lá.
Cane - O drama, que acaba de estrear no Warner, já deve ter os 13 episódios encomendados pela CBS prontos. A série ainda não ganhou uma temporada completa.
Carpoolers - A temporada inicial tem apenas 13 episódios prontos.
Cashmere Mafia - Tem apenas 7 episódios prontos dos 13 encomendados pela rede ABC. A estréia nos EUA, programada para o dia 27 de novembro, foi adiada devido à greve dos roteiristas e só deve acontecer depois do dia 1 de janeiro de 2008.
Cavemen - Tem 12 dos 13 episódios já produzidos. Ainda não havia o ok da ABC para uma temporada completa antes da greve.
Chuck - A comédia estreante terá 13 episódios, e ainda não recebeu ordem de produção de uma temporada completa.
CSI:NY - No total, serão produzidos 14 episódios. A nova temporada deve estrear no Brasil em fevereiro do ano que vem.
CSI, CSI:Miami, NCIS, Without a Trace, Criminal Minds e Cold Case - As séries policiais da rede CBS têm episódios inéditos para no máximo chegar até a primeira quinzena de dezembro na TV americana (o normal é que a temporada dure até maio).
Desperate Housewives - No total, serão produzidos apenas dez episódios, dos quais sete já foram ao ar nos EUA. No Brasil, a quarta temporada da série estréia em fevereiro, no Sony.
Dirt e The Riches - As duas séries do FX americano entrarão em fase de produção de suas novas temporadas e devem sofrer as conseqüências da greve dos roteiristas.
Dirty Sexy Money - Serão apenas 11 episódios completos. (A série não é exibida no Brasil).
Entourage e Big Love - Tem alguns roteiros produzidos, mas os episódios vão ao ar somente em meados de 2008 nos Estados Unidos.
Eureka - Exibida no Brasil pelo SCI FI, a série será afetada pela greve.
Everybody Hates Chris - Possivelmente terá todos os 22 episódios de sua terceira temporada prontos.
Friday Night Lights - A segunda temporada terá 15 episódios completos dos 22 previstos. O Sony estréia essa nova temporada dia 16 de novembro no Brasil.
Gossip Girl - A nova série teen do criador de The O.C., que acaba de estrear aqui no Warner, tem 13 episódios completos dos 22 necessários para fechar sua primeira temporada.
Greek - A série tem 18 episódios completos.
Grey's Anatomy - Onze episódios da quarta temporada serão produzidos, sete já foram ao ar. Depois disso, a série será paralisada.
Heroes - A equipe do seriado vai filmar um final alternativo para o episódio que vai ao ar em 3 de dezembro nos EUA, que pode servir como um final de temporada caso a greve dure tempo suficiente para acabarem os roteiros prontos da série - são 11 episódios prontos. Já a minissérie Heroes: Origins, programada para estrear até abril de 2008, foi engavetada pela NBC devido à greve
House - A quarta temporada tem 12 episódios produzidos. Um dos inéditos deste novo ano só deve ser exibido nos EUA em janeiro, após a transmissão do Super Bowl, a final do campeonato profissional de futebol americano e noite de maior audiência na TV americana.
In Treatment - A nova série da HBO americana também deve ir ao ar como planejado.
Jericho - Terá os 7 episódios encomendados para a segunda temporada produzidos. O AXN exibe aqui o primeiro ano da série.
Journeyman - Tem todos os 13 episódios encomendados prontos. Não é exibida no Brasil.
Justiça Sem Limites/Boston Legal - A quarta temporada do drama dos advogados chegará a 15 episódios; ainda não tem data para estrear no Brasil pela Fox.
Las Vegas - Para este quinto ano da série foram produzidos 19 episódios.
Law & Order: Criminal Intent - Tem 10 episódios garantidos. A segunda parte da temporada, com 12 episódios, deverá ser afetada.
Law & Order: SVU - No total, há 14 episódios prontos da série policial.
Life is Wild - Serão produzidos 12 episódios (a série não é exibida no Brasil).
Lost - Tem 8 episódios dos 16 da quarta temporadas prontos e está programada para estrear em fevereiro do ano que vem sem reprises. Caso a greve se estenda, teremos apenas uma minitemporada de oito episódios em 2008 e mais um longo ano de espera pelos próximos.
Medium - Serão produzidos nove episódios, mas a nova temporada ainda não tem data de estréia no Brasil (nos EUA também ainda não foi ao ar).
Men In Trees - Os fãs da série podem comemorar: a segunda temporada, exibida aqui pelo Warner, terá um total de 19 episódios.
Moonlight - A série do detetive vampiro, que acaba de estrear no Warner, tem 11 episódios produzidos. Ainda não ganhou uma temporada completa na CBS.
My Name Is Earl - Ao todo, a comédia tem 13 episódios prontos.
Numb3rs - Com a paralisação, apenas 12 episódios da quarta temporada ficarão prontos.
One Tree Hill - A nova temporada terá apenas 12 episódios.
The Office - O episódio que será exibido no dia 15 de novembro nos EUA será o último da leva de inéditos da quarta temporada. Do dia 22 deste mês em diante, a emissora NBC começará a exibir reprises. A temporada ficará com 12 episódios.
Nip/Tuck - A quinta temporada dos cirurgiões plásticos tem 14 episódios já escritos dos 22 planejados.
Old Christine, e Til Death - A produção das comédias está paralisada devido à falta de roteiros, já que os episódios de sitcoms costumam ser escritos na semana em que vão ao ar.
Prison Break - A terceira temporada terá 13 episódios, dos quais sete já foram exibidos nos EUA. Aqui, a série só deve estrear em 2008 pela Fox.
Private Practice - A nova série da doutora Addison, que não é exibida no Brasil, tem material produzido para no máximo 11 episódios.
Psych e Monk - As duas séries do canal USA tem roteiros para completar suas respectivas temporadas.
Pushing Daisies - O drama tem 10 episódios completos e apenas quatro ainda inéditos na TV dos EUA. No Brasil, a série deve estrear em janeiro, no Warner.
Reaper - Com a greve, a comédia poderá chegar ao máximo de 12 episódios.
Rescue Me - A quinta temporada começa a ser produzida no início de 2008 e deve sofrer atrasos com a greve.
Samantha Who? - A comédia tem 12 episódios prontos, e recebeu sinal verde para uma primeira temporada completa. No entanto, há apenas mais 8 episódios estocados (ainda inéditos na TV americana)
Scrubs - A última temporada da comédia tem 12 episódios prontos dos 18 necessários. O criador e produtor da série, Bill Lawrence, disse que a greve pode impedir que a história de J.D. e companhia termine da forma como foi planejada.
Shark - Até que a paralisação termine, a série chegará a 11 episódios.
The Shield - A última temporada já está com todos os roteiros prontos.
Smallville - A sétima temporada terá 15 episódios no total.
Stargate Atlantis - Não deve sofrer nenhuma alteração na sua produção.
Supernatural - A terceira temporada da série tem entre 10 e 12 episódios completos.
Thirty Days - Está com a temporada completa, não devendo ser afetada.
Two And a Half Men, How I Met Your Mother, Rules of Engagment e The Big Bang Theory - A rede CBS informou que a cota de episódios inéditos de suas comédias se esgotará no fim de novembro. As atrações pararam de ser produzidas por falta de roteiros.
Ugly Betty - A comédia da ABC tem o total de 11 episódios prontos, dos 22 que completariam esta segunda temporada. A primeira temporada acaba de estrear no Brasil, pelo Sony.
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COMO DESATIVAR OS RECURSOS INÚTEIS DO XP.
O Windows XP tem dezenas de tralhas embutidas que não servem para nada.
Aqui te ensino a desativar as 10 mais xexelentas:
1 - Remover programas embutidos:
Edite o arquivo \windows\inf\SYSOC.INF, removendo todas as ocorrências da palavras 'hide' ou 'HIDE'.
Por exemplo, a linha
MSWordPad=ocgen.dll,OcEntry,wordpad.inf,HIDE,7
fica assim:
MSWordPad=ocgen.dll,OcEntry,wordpad.inf,,7
Depois, basta ir no Painel de Controle > Adicionar/Remover Programas > Adicionar/Remover Componentes do Windows e remover o que quiser.
2 - Remover 'Minhas pastas de compartilhamento':
Via RegEdit procure pela expressão DelegateFolders e apague a pasta.
3 - Desinstalar Windows Messenger:
Copie e cole o comando abaixo em iniciar / executar:
RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\INF\msmsgs.inf,BLC.Remove
4 - Desinstalar Netmeeting:
Copie e cole o comando abaixo em iniciar / executar:
RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\inf\msnetmtg.inf,NetMtg.Remove
5 - Desativar suporte nativo a arquivos zip:
Para desativar, em Iniciar / Executar digite:
regsvr32 /u %windir%\system32\zipfldr.dll
Para reativar, em Iniciar / Executar digite:
regsvr32 %windir%\system32\zipfldr.dll
6 - Desativar reprodução automática de CDs/DVDs
Em Iniciar / Executar e digite gpedit.msc. Em Configuração do Computador / Modelos Administrativos / Sistema. Dê um duplo-clique sobre “Desabilitar reprodução automática” e selecione Ativar.
7 - Restaurar Ícone 'Mostrar área de trabalho':
Escreva o seguinte script no bloco de notas:
[Shell]
Command=2
IconFile=explorer.exe,3
[Taskbar]
Command=ToggleDesktop
Salve o arquivo como "desktop.scf" na pasta C:\Windows e crie o atalho onde quiser.
8 - Desativar balões de aviso:
Na chave HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced. Clique no menu Editar, vá em Novo / Valor DWORD, digite EnableBalloonTips e pressione Enter em seu teclado. Se já houver essa variável ali, altere o seu valor para 0 (zero).
9 - Desativar visualizador de imagens:
O Windows XP possui seu próprio visualizador de imagens e fax, que sempre se sobrepõe a outro qualquer que for instalado. Para desabilitá-lo, vá em Iniciar > Executar e digite:
regsvr32 /u shimgvw.dll
10 - Desativar assistente de pesquisa:
Na chave HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ CabinetState crie um 'valor da sequencia' com o nome 'Use Search Asst' e o valor 'no'.
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segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Os 10 golpes online mais comuns.
Confira a listatem dos 10 golpes mais comuns:
1) Você está sendo traído
Realmente, as pessoas não confiam muito em seus parceiros. Os anos passam, mas ainda tem gente que acredita nessa mensagem e clica no link "para as fotos com a traição".
2) BBB
O Big Brother Brasil é uma fonte de mulheres bonitas para as revistas masculinas e de iscas de phishing. Não acredite em mensagens do tipo "veja as fotos proibidas de Íris", "imagens inéditas da Grazi" ou "parabéns, você foi sorteado".
3) Vídeos eróticos de celebridades
"Cenas tórridas de Daniella Cicarelli", "vídeo de Juliana Paes", "imagens exclusivas de Deborah Secco com o novo namorado". São iscas que geram muito cliques em links para programas espiões.
4) Piada do Humor Tadela/ Charges.com.br
Com o objetivo de rir um pouco, muita gente acredita nos e-mails que usam indevidamente os nomes desses populares sites de piadas para instalar programas espiões.
5) Cartão virtual
"Alguém que te ama muito te mandou um cartão virtual." Assim começa um phishing muito popular. Clicou, dançou.
6) Tragédias
Isso mesmo. Criminosos não têm escrúpulos. Massacre nos Estados Unidos, acidente aéreo com centenas de mortes, criança assassinada brutalmente, tudo é isca para eles.
7) Conta telefônica que não foi paga
Que conta é essa que eu não paguei? Vou clicar para ver do que eles estão falando... Nem pense nisso! Muitas mensagens chegam com textos sobre contas da Vivo, Embratel e Tim, entre outras, para convencê-lo a clicar. É roubada.
8) Sua compra foi concluída
O nome da loja varia. Pode ser Americanas.com, Submarino, Fnac ou outra qualquer. Mas todos os golpes nesse estilo afirmam que sua conta foi concluída e exibem links para que você confira. Tudo para te pegar.
9) Serasa/SPC
Você é um mau pagador e seu nome consta na lista de devedores do SPC ou Serasa. Não caia nessa.
10) Sua conta do Orkut será cancelada
"Mas eu não fiz nada de errado!" Mesmo que você tenha aprontado muito no Orkut, não acredite nas mensagens que afirmam que sua conta será encerrada.
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A História do Titanic.

O RMS Titanic[1] foi um navio transatlântico da Classe Olympic da British White Star Line construído em 1912 nos estaleiros da Harland and Wolff, na Irlanda. Tinha um comprimento de cerca de 269 metros (ou seja, quatro campos de futebol) por 28 metros de largura e uma altura de 54 metros, aproximada de um prédio de 11 andares. Saiu do Porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912 com destino a Nova Iorque, transportando aproximadamente 2.223 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação. Às 23h40 do dia 14, colidiu com um iceberg e afundou-se duas horas e meia depois. Hoje ele ainda é o acidente marítimo mais famoso do Século XX. Pertencia à mesma classe de navios do RMS Olympic e HMHS Britannic.
Nacionalidade: Britânica
Donos: White Star Line
Construtores: Harland and Wolff, Belfast
Capitão: Edward John Smith
Porto de registro: Liverpool, Inglaterra
Inicio da Construção: 22 de Março de 1909
Lançado ao mar: 31 de Maio de 1911
Viagem Inaugural: 10 de Abril de 1912
Acidente: Chocou-se com um icebergue as 23:40 de 14 de Abril de 1912. Afundando completamente em 15 de Abril do mesmo ano, às 02:20; foi descoberto em 1985 por Robert Ballard.
Localização: 41° 43′ N 49° 56′ W
Características Gerais
Tonelagem: 46,328 tons
Comprimento: 269 metros
Altura: 54 metros
Largura: 28 metros
Potência: 24 pistores-duplos e 5 sulcos. 4 cilindros de expansão tripla, cada um com 12MW de potência para as hélices laterais. Uma turbina a vapor produzindo 13.5 MW para a hélice central.
Propulsão: 2 hélices laterais de bronze com 3 lâminas cada. Uma hélice central também de bronze com 4 lâminas.
Velocidade: 24 nós - (44km/h)
Número de Passageiros (Viagem Inaugural): 1912 - Total 2,228
* Primeira-classe: 324
* Segunda-classe: 285
* Terceira-classe: 708
* Tripulação: 891
o Passageiros e tripulação que sobreviveram: 705.
o Passageiros e tripulação que morreram: 1.523
O Início
O ano era 1900 e Hans passava o comando da White Star Line para Bruce Ismay, filho do fundador cujo maior sonho era levar a empresa ao título de maior companhia de navegação do mundo e para isso gastaria o que fosse necessário. A White Star Line era uma companhia nova no mercado do transporte de passageiros e não era, digamos, boa nesse ramo. Os seus navios eram de baixa qualidade e a maioria naufragava, coisa que não acontecia com os da Cunard Line, sua principal concorrente e possuidora do RMS Mauretânia e RMS Lusitânia, os navios mais rápidos durante 20 anos. Bruce Ismay, com o firme propósito de concorrer em igualdade com a Cunard, decide construir um trio de navios inigualáveis: O Olympic, o Titanic e o Britannic. Os três navios começaram a ser construídos nos estaleiros da Harland and Wolff, na Irlanda.

O Olympic foi o primeiro a ficar pronto, em 1911, visando luxo e comodidade, seguido pelo Titanic em 1912 e pelo Britannic em 1915. A White Star Line pretendia que estes navios fossem os melhores em luxo e exuberância da época e para isso estava disposta a abrir mão da Blue Ribbon, a tão cobiçada Fita Azul que era entregue ao navio mais rápido, pois a empresa alegava que o conforto de seus navios não seria agradável se fossem velozes demais. O Titanic foi terminado depois do Olympic e os dez meses que se seguiram serviram para instalação do maquinário e da decoração do interior. O Titanic possuía 16 compartimentos estanques com portas electromagnéticas que poderiam ser fechadas com o apertar de um botão na ponte de comando, isso o deu a fama de "Inafundável" [2]. Mas os tais compartimentos tinham aberturas no topo e serviam para ventilação. Essas aberturas fizeram com que a água sobrepusesse o compartimento alagado, inundando rápidamente o seguinte a medida que o navio inclinava.
Além destas falhas técnicas, o ferro usado na construção não era dos melhores, pois se fosse de boa qualidade o navio não teria se partido em dois e o choque com o iceberg não teria feito tantos estragos. Além de que não haviam botes suficientes, pois no projeto original deveriam ter 64 (suficiente para alojar comodamente as 3000 pessoas que o navio podia transportar mas o número foi reduzido a 16 botes e 4 botes desmontáveis. As leis inglesas permitiam que com o comprimento de 100 metros e 1500 pessoas e com mais de 10 mil toneladas entre passageiros e tripulação os navios levassem somente 16 botes. A White Star Line e a Cunard construíram navios com mais de 200 metros e cada um com capacidade para alojar até 3000 pessoas, significando que 16 botes não eram suficientes, mesmo assim o navio levava 20 botes.
Equipagem
O Titanic, era, na sua época um luxuoso palácio flutuante. A ideia era fazer os ricos sentirem-se em casa. O navio, com capacidade para 3000 pessoas, tinha três classes: a primeira classe, destinada a ricos milionários; a segunda, destinada a classe média e a terceira, destinada a pessoas com poucos recursos, especialmete imigrantes. Descrição de cada classe:

* Primeira Classe: Classe privilegiada, muito arejada, imaculadamente limpa e com extravagâncias para a época. Uma escadaria esculpida na madeira, com uma cúpula que iluminava o local e três elevadores. Havia a bordo uma sala de estar, onde as ricas senhoras podiam tomar o chá enquanto conversam, sala de fumantes, onde os milionários se gabavam das suas riquezas, diversos restaurantes como o café parisiense, destinado aos adolescentes; o restaurante a la carte, destinado aos mais velhos; varanda de descanso, foi criada especialmente para os mais velhos mas também podia servir para tomar o pequeno almoço. Havia uma sala de jantar decorada com pilares dourados e objectos de prata, também havia um local onde a orquestra tocava músicas suaves. Havia uma lindíssima biblioteca, uma das mais recheadas do Atlântico. As suites dos milionários eram verdadeiras mansões: sala de convívio, dois quartos, casa de banho, dois vestiários e deque privado. Havia novidades no Titanic: um barbeiro, algo raro de se ver, uma piscina, a primeira num transatlântico e um banho turco, que podia alojar comodamente 10 pessoas. Havia ainda um ginásio, com os equipamentos mais modernos e os passageiros podiam enviar mensagens para os seus amigos no continente usando o telégrafo Marconi sem fios, o mais potente da altura.
* Segunda Classe: Classe média, prestigiada, arejada e limpa. Vivia no deque C e E, com quartos de luxo equivalente a suites nos hotéis mais luxuosos. Tinha uma sala de estar, de fumantes e de jantar, havia uma biblioteca e podiam andar nas áreas livres do deque B. Apesar das controvérsias, as instalações da segunda classe eram as mais luxuosas.
* Terceira classe: pouco privilegiada, destinada principalmete aos imigrantes, era contida no interior do navio e ficava situada no deque E, F e G, com quartos pequenos e corredores apertados. As únicas áreas de convívio eram as salas de estar e jantar na popa cujo castelo era a área ao ar livre. Apesar de tudo, a quem diga que as acomodações da terceira classe eram melhores que as de primeira classe de alguns navios.
A viagem inaugural
O Titanic chegou ao porto de Southampton no dia seis de Abril. Representantes da alta sociedade americana que estava na Europa, decidiram embarcar no Titanic. Os passageiros mais ricos eram: John Jacob Astor IV, dono de uma vasta fortuna; Benjamin Guggenheim, herdeiro de uma fortuna, Sr. e Sra. Straus, donos do magazine Macy's. Ambos morreram no acidente. Na manhã do dia 10 de Abril não pararam de chegar pessoas, todas impressionadas pelo tamanho do navio. O luxo e a abundância atraíram milionários e muitos ricos estavam de regresso a América. Ao meio-dia o Titanic zarpou do porto, puxado por rebocadores. Eis o primeiro acidente: a força do navio é tal que um navio solta-se do local e embate no cais, ferindo quatro pessoas. O que muitos passageiros não sabiam é que havia um incêndio numa das salas das caldeiras, mas é provável que tenha sido controlado, uma vez que o navio não pareceu ficar danificado quando alcançou o oceano.

Eis que surge a primeira missão para a experiente tripulação do navio: servir os passageiros. Os passageiros da primeira e segunda classe foram levados até aos seus camarotes por camareiros, já os da terceira tiveram de encontrar os seus sozinhos, possivelmente alguns só puderam encontra-los no momento do naufrágio. Na primeira e segunda classe criados e camareiros instalaram os passageiros, colocando vasos de flores nas lareiras, transportando as malas e ajudando na divisão das suites. À noite o Titanic chega ao porto de Cherbourg, na França, onde embarcam muitos passageiros ricos e famosos. Os passageiros de Cherbourg que viajavam em primeira e segunda classe receberam o mesmo tratamento dos passageiros que embarcaram essa manhã. Entraram na sala de recepção, foram encaminhados para os elevadores para depois serem encaminhados para as suites, isto aconteceu durante o primeiro jantar no Titanic. Na manhã seguinte o Titanic estava no cais de Quenstown, Irlanda, para receber a última parcela de passageiros. Depois, o Titanic estava pronto para navegar para o oceano.
Uma vez no oceano, o Titanic envolveu-se em festas e bailes, alegria e diversão. O luxo, conforto e experiência da tripulação tornava a viagem um sonho tornado realidade. A White Star Line escolheu, para comandar o Titanic na sua viagem inaugural, o capitão Edward Smith, experiente e prestigiado capitão que já havia comandado vários navios de luxo. Aceitou comandar o Titanic porque pretendia fechar a sua carreira com chave de ouro. O navio progredia bem e com um pouco de velocidade extra, ganharia fama de ser um navio rápido. Era isso que Bruce Ismay queria, mais publicidade para o seu super navio e para isso, ordenou ao capitão para aumentar a velocidade. No dia 14, o Titanic recebeu 12 avisos de gelo e à tarde a temperatura desceu bastante.
A noite, um nevoeiro intenso cobria o mar, que calmo como um lago, era iluminado pelas luzes do Titanic. Na sala de jantar, os passageiros estavam comemorando um jantar de gala, que oferecido pelos Widner, um casal milionário, honrava o capitão Smith. Na sala de telégrafo, o operador estava enviando mensagens para Terra Nova quando o Californian, um cargueiro não muito longe dali, pedia auxilio e dizia que havia blocos de gelo enormes a frente do navio. O operador, furioso, pediu-lhe que parasse pois estava ocupado "enviando mensagens para Cape Race". A uma hora de distância, estava mesmo a frente do Titanic o maior inimigo dos marinheiros: o implacável e solitário iceberg.
O naufrágio
A Colisão

Ao anoitecer de 14 de Abril, o Comandante Smith mandou reforçar a vigia no mastro de proa (frente do navio), e fornecer binóculos. Esses equipamentos não foram encontrados e os vigias tiveram que fazer o seu trabalho apenas com a sua visão. O Comandante Smith retirou-se para os seus aposentos e deixou no comando na ponte, o seu imediato, o Primeiro Oficial William Murdoch. A noite estava fria e calma, sem ondulação e sem vento. Somente a luz das estrelas e do Titanic iluminavam a escuridão. Às 22h30, a temperatura da água do mar era gélida, cerca de 0,5º abaixo de zero, o suficiente para matar por hipotermia uma pessoa em apenas vinte minutos.
Às 23h40, um dos vigias do mastro, Frederick Fleet, avistou uma sombra mais escura que o mar à frente. A imensa sombra cresceu rapidamente e revelou ser um imenso iceberg na direcção do navio. Imediatamente o pânico deu lugar aos reflexos e o vigia tocou o sino de alerta do mastro três vezes e ergueu o comunicador para falar com a Ponte de Comando. Preciosos segundos se perderam até que o comunicador foi atendido pelo Sexto Oficial Paul Moody onde Fleet gritou "Iceberg logo à frente". O Primeiro Oficial que ouvira e vira a imensa massa de gelo na direcção do navio, entrou na ponte de comando. Gritou, ordenando ao timoneiro "tudo a estibordo", e à casa de máquinas, "máquinas a ré toda a força". Na ponte de comando e no mastro de proa, os tripulantes observaram inertes o imenso iceberg vindo em rumo de colisão.
Na casa das máquinas, a correria foi grande. O vapor que estava a ser enviado para os motores tinha de ser fechado, a fim de parar os pistões. Nas salas de caldeiras, os carvoeiros tiveram que parar de alimentar as fornalhas e abrir os abafadores das caldeiras. Quando os enormes pistões estavam quase parados, uma alavanca na base dos motores fora accionada para reverter os giros das hélices centrais, e então as válvulas tiveram que ser novamente accionadas para libertar o vapor para entrar nos motores que começaram a girar no sentido inverso. A hélice central assim que fora accionado o reverso dos motores parou de funcionar, pois este não era accionado pelos motores do navio, mas por uma turbina que era alimentada pela sobra do vapor dos motores.
A proa do navio começa a deslocar-se do Iceberg, e 47 segundos após se ter visto o Iceberg, não se consegue evitar a colisão. Esta ocorre às 23h40, na Latitude 41º 46´N e Longitude 50º 14´W. Arestas do Iceberg colidem com o casco do navio, fazendo com que se soltem os rebites entre as placas de aço, resultando em pequenas aberturas no casco, tendo sido afectados mais de noventa metros de casco deixando abertos os 5 compartimentos estanques. Apenas 20 minutos depois, o convés já tinha começado a inclinar-se.

O vigia Fleet baixa-se no ninho da gávea do mastro de proa e sente o navio tremer e pedaços de gelo são arremessados ao convés da proa. O navio todo treme e na ponte de comando o oficial Murdoch acciona imediatamente o encerramento das portas estanques. Nos porões de carga do navio, a água jorra com imensa força. Seguiu-se então um estrondo e a água do mar rompeu por toda a lateral da sala de caldeiras número seis. As primeiras vítimas foram cinco operários que lutavam para manter seguras as correspondências na sala de correios inundada logo após a colisão. Morreram todos afogados tentando salvar as cartas que rumavam para a América a bordo do navio.
Com o abanão provocado pela colisão, muitos passageiros acordaram. O Comandante Smith dirigiu-se imediatamente para a ponte de comando e foi informado do ocorrido. Ordenou imediatamente a paragem total das máquinas. Com a paragem das máquinas, um barulho ensurdecedor é ouvido na área externa do navio, devido à grande quantidade de vapor expelido.
O Comandante Smith chamou o Engenheiro-chefe, Thomas Andrews, e solicitou um exame das avarias. Após alguns minutos, Andrews selou o destino do Titanic dizendo: "O navio vai afundar, temos menos de duas horas para evacua-lo". Bruce Ismay, Presidente da White Star Line e o Comandante Smith mostraram-se incrédulos com o relato. "O Titanic não pode afundar" - menciona Ismay - "é impossível ele afundar". Haviam sido atingidos 5 compartimentos estanques. Com quatro compartimentos, o Titanic ainda conseguiria flutuar, mas o peso de cinco compartimentos cheios de água faziam a proa afundar e o navio perderia o seu ponto de equilíbrio. A água do sexto compartimento passaria para o sétimo compartimento, depois para o oitavo compartimento, e assim por diante.
Eventos após a colisão

Por volta das 0h00 do dia 15 de Abril, o Comandante Smith dirige-se à cabine de telégrafos e solicita para que o operador do turno envie a posição do navio e um pedido de ajuda. "SOS. Abalroamos um Iceberg. Afundamento rápido. Venham ajudar-nos". Foi a primeira vez que o sinal internacional de SOS por rádio , foi utilizado num acidente, pois o primeiro navio a enviar um SOS foi o Arapahoe em 1909 quando se encontrava perdido. O navio de passageiros Carpathia, da "Cunard Line", estava a quatro horas de distância do Titanic. Foi o primeiro a acorrer ao local. O rádio operador do Carpathia antes de ir dormir, efectuou uma última verificação às comunicações e captou a mensagem do Titanic. Próximo ao Titanic, havia um navio que era visível, possivelmente o Californian. O seu telegrafista não recebeu os pedidos de ajuda, pois acredita-se que estava a dormir. Não era comum manter telegrafistas a trabalhar durante a noite. Após o desastre do Titanic isso tornou-se obrigatório.
Às 0h05, o Comandante Smith reuniu os oficiais e informou-os do ocorrido. Solicitou que os passageiros fossem acordados e que se dirigissem ao convés onde se encontravam os botes salva-vidas para serem evacuados. Sabiam que o número de botes era suficiente para apenas pouco mais da metade das pessoas a bordo, mas mesmo assim pediu para não haver pânico. Os empregados começaram a passar de cabine em cabine na primeira e segunda classes, acordando os passageiros, solicitando para colocarem os coletes salva-vidas e para que se dirigissem para o convés dos botes imediatamente. Enquanto isso, os passageiros da terceira classe permaneciam reunidos e trancados no grande salão da terceira classe junto à popa (parte de trás do navio). Muitos passageiros revoltaram-se, e alguns aventuraram-se pelos labirintos de corredores no interior do navio para tentar encontrar outra saída. Alguns conseguiram escapar com vida, mas muitos deles acabaram sepultados dentro do Titanic. A evacuação havia sido feita de acordo com as classes sociais a que os passageiros pertenciam, valor até então aceitável.
Às 0h31, os botes começaram a ser preenchidos com "mulheres e crianças primeiro". Os primeiros botes foram lançados sem ter a lotação máxima permitida. Alguns sobreviventes relataram que a sensação ao caminhar no convés de botes era como a de estar descendo um monte.
Como o navio que estava próximo não respondia, nem aos sinais do telégrafo, nem aos sinais da lanterna, às 0h45, o Capitão Smith manda que fossem disparados os foguetes de sinalização. É arriado o primeiro bote salva-vidas n.º 7. A fim de evitar o pânico, o capitão solicitou que a orquestra de bordo viesse tocar junto ao convés dos botes para acalmar os passageiros. A tradição diz que a banda foi para o fundo a tocar "Nearer My God to Thee". Segundo o testemunho do segundo operador de rádio, estava a tocar "Autumn", um hino episcopal.
Comparação do tamanho do Titanic aos de uma pessoa, um carro, um ônibus e um Airbus A380 (o maior avião comercial do mundo).

Enquanto que nos primeiros botes tinha que se implorar para que as pessoas entrassem, fazendo muitos deles descer praticamente vazios, nos últimos, o tumulto era bem visível. Relatam-se tiros para o alto para conter os mais afoitos. Faltando pouco mais de dois botes para deixar o navio, os passageiros da terceira classe são liberados. Restavam apenas esses dois botes e os dois desmontáveis que ficavam junto à base da primeira chaminé. A água gélida já invadia os convés, quando os botes desmontáveis conseguiram ser lançados.
Às 2h05, é arriado o último bote salva-vidas, o desmontável "D". Às 2h10, é enviado o último sinal pelos telegrafistas. O Capitão Smith ordena "cada um por si" e não é mais visto por ninguém. Já com a proa mergulhada no mar e a água a atingir o convés de botes, o pânico é geral. Heroicamente, os operários da sala de eletricidade resistem até ao final para manter as luzes enquanto podem. Às 2h18, as luzes do navio falham.
A primeira chaminé, não aguentando mais a pressão exercida sobre ela, tomba na água, vítimando dezenas de pessoas nos convés e na água, inclusive, John Jacob Astor IV, homem mais rico do navio. O mesmo acontece com a segunda chaminé. A água gélida avança rapidamente, arrasando tudo o que há pela frente. Muitos são sugados pelas janelas para dentro do navio pela força das águas. A popa do Titanic sobe, mostrando suas imponentes hélices de bronze. O navio parte-se em dois e caem as duas chaminés que restavam. Enquanto a proa submerge, a mesma arrasta a popa, deixando-a na vertical e, segundos depois e totalmente submersa, desprende-se e começa a afundar. Depois a popa flutua pois dois minutos e também começa a afundar. Às 2h20 o navio mergulha a pique pelas profundezas do oceano.
Resgatados e Mortos Categoria Resgatados Mortos
Mulheres e crianças Homens Total Mortos
primeira classe 98% 31% 199 130
segunda classe 87% 16% 119 166
terceira classe 47% 14% 174 536
Totais – 22% 685 214
Resgate dos sobreviventes
Dos botes, os passageiros assistem às sombras do navio afundado para sempre no meio de milhares de gritos de pavor e pânico. Mais de 1.500 pessoas estavam agora lançadas à água congelante. Após a popa desaparecer, alguns segundos de silêncio são seguidos por uma fina névoa branca acinzentada sobre o local do naufrágio. Esta névoa foi provocada pela fuligem do carvão e pelo vapor que ainda havia no interior do navio. O silêncio que parecia imenso deu lugar a uma infinita gritaria por pedidos de socorro. Os que não tiveram a sorte de morrer durante o naufrágio agora lutavam para se manter vivos nas águas, tentando agarrar qualquer coisa que boiasse. Aos passageiros dos botes não restava nada a fazer a não ser esperar passivamente por socorro. Mas um bote não se limitou esperar. O bote comandado pelo Quinto Oficial Lowe aproximou-se de outro, transferiu os seus passageiros e retornou ao local do naufrágio para recolher alguns possíveis sobreviventes. Praticamente todos já haviam morrido de hipotermia. Apenas 6 pessoas foram resgatadas ainda com vida.

As 4h10, de 15 de Abril de 1912, o navio Carpathia resgata o primeiro bote salva-vidas. No local, apenas duas dezenas de botes flutuando dispersos entre os destroços. Assim que os primeiros raios de Sol surgiram no horizonte, outros navios começaram a chegar na área do naufrágio. Entre eles, o Californian. Mas nada mais havia a fazer a não ser resgatar os corpos que boiavam. A recolha dos último salva-vidas aconteceu às 8h30. O Carpathia ruma a Nova Iorque com os sobreviventes pelas 8h50. Das 2.223 pessoas a bordo, apenas 706 foram resgatadas. Mais de 1.500 morreram. Os tripulantes sobreviventes receberam cuidados no American Seamen's Friend Society Sailors' Home and Institute (Lar e Instituto da Sociedade Americana dos Amigos dos Marinheiros), sede da Sociedade Americana dos Amigos dos Marinheiros.
Depois disso, o nome Titanic, ficou o símbolo da maior tragédia marítima da História. O Capitão Smith e o engenheiro-chefe Thomas Andrews permaneceram no navio. No entanto, Bruce Ismay, Presidente da White Star Line, embarcou num dos últimos botes que deixou o navio. A sociedade da época nunca o perdoaria por esse feito.
Conclusões dos relatórios de inquérito
Para a Comissão de Inquérito dos EUA foram 1.517 vítimas, para a Câmara de Comércio Britânica foram 1.503 vítimas, enquanto que para a Comissão de Inquérito Britânica foram 1.490 vítimas. O número da Câmara de Comércio Britânica parece o mais convincente, descontado o fogueiro Joseph Coffy e o cozinheiro Will Briths Jr., que desertaram em Queenstown. Dois inquéritos posteriores viriam a julgar os culpados pela tragédia: um inglês e quatro americanos. Com a perda do Titanic e das centenas de pessoas dessa tragédia, as leis que regiam a construção de transatlânticos foram alteradas. Todos os navios construídos depois do Titanic teriam que ter botes salva vidas para todos a bordo. Os telegrafistas teriam que ficar a trabalhar durante a noite. A Patrulha Internacional do Gelo foi criada para monitorizar, alertar e até destruir Icebergs que viessem a oferecer riscos à navegação.

Localização dos destroços
Somente nos finais de 1970 e inicio de 1980, um empresário americano patrocinou diversas expedições para tentar localizar o navio. Nenhuma delas teve êxito. Somente em 1985, numa expedição oceanográfica franco-americana, o Dr. Robert Ballard descobriu os destroços do Titanic submersos a 3.800 metros (ou 12.600 pés) de profundidade, a 153 km ao Sul dos Grandes Bancos de Newfoundland. A notícia correu o mundo. Ele passou a ser conhecido como "O Descobridor do Titanic". Retornou ao local em 1986, com uma equipe de filmagem da "National Geographic Society" para fazer as primeiras filmagens do transatlântico após 73 anos. Desde então, a empresa "RMS Titanic, Inc" obteve os direitos de realizar operações de salvamento no local e recuperou mais de 6 mil artefatos do navio. Diversas empresas de turismo e produtoras de filmes também visitaram o local em veículos submergíveis tripulados. O Dr. Ballard retornou ao Titanic em 2004, para averiguar os danos que o navio sofreu desde o seu descobrimento (1985-2004). Constatou a aceleração da deterioração da estrutura do navio. Concluiu ainda que os danos provocados pelas inúmeras expedições e visitas ao local, só serviram para danificar o sítio arqueológico do Titanic.
Curiosidades
* 14 anos antes de o Titanic navegar, foi escrito um livro chamado Futility (Futilidade) de Morgan Robertson que descrevia um barco chamado Titan que seria inafundável; Cheio de gente rica e despreocupada, porém se choca com um iceberg e afunda numa noite fria de abril, tendo as mesmas características e capacidade de passageiros que o Titanic. É considerado que o autor usou o livro como uma forma de prever o desastre, para outros é uma assombrosa coincidência.
* Um tripulante do Titanic, sonhou, dias antes da viagem inaugural, com gatos que brigavam em uma ventania, e logo que acordou, decidiu não embarcar;
* Se o Titanic tivesse se chocado de frente com o iceberg, somente 1 compartimento se inundaria, permitindo assim continuar a navegar normalmente.
* Se o iceberg fosse visto 30s antes, o Titanic poderia ter evitado a colisão.
* Se o 1º Oficial Murdoch não tivesse dado a ordem de reversão dos motores, a velocidade com a qual o navio estava, seria fácil fazer a volta, com o risco de colisão quase mínimo.
* Se os vigias noturnos tivessem binóculos, a tragédia seria evitada, pois o iceberg seria visto de longe;
* Sucessivas falhas, falta de sorte e de inteligência causaram o que foi chamado de efeito Titanic, na qual precisou-se de uma coisa dar errado para que a catástrofe acontecesse.
* Na mesma noite em que Titanic se chocava com o Iceberg, dia 14 de Abril de 1912, era fundado, na cidade de Santos, o Santos Futebol Clube.
* Foi constatado que em aproximadamente 50 anos, os destroços do Titanic, há aproximadamente 4000 metros da superfície, venham a desaparecer completamente.
* No dia 10 de Abril de 1912 o Titanic partiu com 322 passageiros na 1ª classe, 275 passageiros na 2ª classe, 712 passageiros na 3ª classe e 898 pessoas da tripulação.
Destes passageiros:
1ªclasse – homens: 54 viveram, 119 morreram; Mulheres e crianças; 145 viveram, 10 mulheres e 1 criança morreram.
2ªclasse – homens: 15 viveram, 142 morreram; mulheres e crianças: 104 morreram, 24 morreram.
3ªclasse – homens – 69 viveram, 417 morreram; mulheres e crianças: 105 viveram, 119 morreram.
A tripulação – homens: 194 viveram, 682 morreram; mulheres: 20 viveram, 3 morreram
* Durante a noite, o Capitão Smith e o Quarto Oficial Boxhall conseguiam ver luzes de um barco que estava apenas a 16 quilómetros – 6 a 10 milhas do barco. Então, à 00:45, foram mandados foguetes de cinco em cinco minutos. A princípio, o barco parecia aproximar-se. Mas depois as luzes desapareceram. As esperanças de ajuda desapareceram com as luzes.
Por que estaria o navio tão perto? Por que é que não ajudou?
Algumas pessoas pensam que seria o Californian. De facto, a tripulação do Californian viu luzes no céu e luzes de um navio. Mas o navio parecia pequeno para eles. Quando tentaram mandar-lhe uma mensagem, não houve resposta.
Será que os oficiais do Titanic viram um navio diferente? Cada vez mais pessoas pensam que seria um barco norueguês. Por que é que não ajudou? Se calhar estavam, a infringir as leis por estar naquela área.
Postado por Tecomputer as 8:38:00 PM 9 comentários
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