sexta-feira, 9 de novembro de 2007

FAÇA UMA SUPER FAXINA NO SEU PC.

Usar o computador para baixar MP3, visitar sites, bater papo pelo MSN e baixar e-mails é básico. Todo mundo faz. No entanto, depois de algum tempo, a máquina trava o tempo todo, fica lenta e a navegação quase insuportável. Para isso, algumas ferramentas podem facilitar o dia-a-dia sem ser preciso chamar um técnico. É só seguir os passos abaixo. Moleza.

1) Começando
Bom, essa super faxina vai demorar umas 4 ou 5 horas, então reserve uma manhã ou uma tarde para essa "brincadeira". Leia todo esse texto e tenha certeza que entendeu todos os tópicos. Baixe todos os aplicativos recomendados e instale-os quando solicitado no texto.

2) Limpe o HD
É só clicar em: “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e “Limpeza de Disco”. Selecione a unidade que vc quer limpar (normalmente é a C). Marque todos os arquivos. Clique em OK. Demora uns 15 minutos.

3) Programas Inúteis
É comum baixar dezenas de freewares - livres de pagamento de licenças - ou então shareware - livres para teste por tempo determinado - para testar o gravador de DVD novo ou então uma câmera digital bacana, porém quando o programa cai em desuso e não é excluído, começa a carregar a máquina e ocupar espaço no HD. O ideal neste caso é desinstalar tudo, mas tomando cuidado para não remover programas úteis. Para isso, vá até o menu “Iniciar” e, em seguida, na opção “Painel de Controle” e abra “Instalar ou Remover Programas”. Clique sobre o item desejado e pronto. O próprio Windows vai se encarregar de retirá-lo de seu computador. É bom fazer isso com todos os programas que você não utiliza. Eu uso uma regra simples pra saber se um programa é útil ou não: Se eu usei nos últimos 2 meses, é útil. Se não, vai pra vala.

4) Limpeza Oculta
Mesmo depois de desinstalar programas, informações e arquivos ainda ficam no computador em local chamado de "Registro". Essa limpeza é um grande risco se feita por leigos. Um "registro" deletado incorretamente pode resultar em falha do sistema e seu computador terá de ser reinstalado. Para evitar este problema, o software gratuito CCleaner faz toda a tarefa necessária e ainda retira todos os cookies – informações sobre sites visitados – e arquivos temporários. Depois de baixá-lo, instale-o em seu computador e abra o ícone que foi criado. Selecione onde deseja que a faxina seja feita e pronto! No máximo em cinco minutos estará tudo limpinho.

5) Arquivos Tranqueira
Cerca de 70% do seu HD é ocupado por eles: fotos, mp3, videos, etc. Grave tudo em CD ou DVD

6) Spywares
Uma dos maiores pragas da Internet são os spywares - Você já tem um antispyware instalado? - Acredite, ele não retira todas as pragas sozinho. Nenhum antispyware faz isso. Eu uso quatro: SpywareDoctor, AdAware, Spybot e SuperAntiSpyware. Importante: Instale, atualize (se necessário) e rode os 4 nessa ordem: SpywareDoctor, AdAware, Spybot, SuperAntiSpyware. Um de cada vez. Seu sistema vai ficar limpinho, brilhando e com cheirinho de desinfetante.

7) Vírus
Aprenda: Nenhum antivírus se livra de todos os vírus no modo automático. Atualize seu antivírus e execute-o na opção "full scanner" ou "limpeza total". Você vai ficar surpreso com a quantidade de pragas que conseguiram entrar na sua máquina. Qual é o melhor antivírus? Sei lá... Antivírus, bancos, e empresas de celular são todos da mesma laia. Escolha o que você acha menos ruim. Eu uso o AVG.

8) Scandisk
Use o Scandisk para verificar se há erros no sistema de arquivos e se existem setores defeituosos no seu HD. É fá cil! Clique no ícone "Meu computador" e clique o disco local a ser verificado com o botão direito, clique em Propriedades. Na guia Ferramentas em Verificação de erros, clique em Verificar agora. Em Opções de verificação de disco, marque a caixa de seleção Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los. Pronto... Agora vá ver televisão ou vá passear, pois esse processo, dependendo do tamanho do seu HD pode demorar horas.

9) Último Passo
Depois que todo o lixo e todas as pragas acumuladas forem retiradas definitivamente do computador, é bom fazer a “Desfragmentação do Disco”. À medida que você utiliza o HD, o Windows guarda os arquivos de forma desorganizada. A desfragmentação nada mais é que reunir todos os arquivos de forma inteligente para economizar espaço e também melhorar a velocidade de acesso à informação. Para executar esta ferramenta, vá em “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e “Desfragmentar Disco”. Essa tarefa levará alguns minutos ou até mesmo muitas horas, dependendo do tamanho do seu disco rígido, mas vale a pena, funciona mesmo.

Pronto! seu HD agora está novinho em folha!

ou

OOOOOps, deu pau, e agora?
Se você leu e entendeu o texto acima não terá problema algum. Eu sigo essa rotina desde a "Era do Byte das Cavernas" e nunca deu pau. Mas nem todos são descolados com tecnologia e acabam fazendo alguma cagada na faxina e o computador passa a não funcionar como deveria. Para solucionar esse problema, use a genial função “Restaurar Sistema”. Como o próprio nome diz, restaura o sistema a um momento anterior que é selecionado pelo usuário. Para utilizar é simples. Vá em “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e clique em “Restaurar Sistema”. Ao abrir a tela, confirme que você deseja executar uma “restauração para um ponto mais cedo” e avance. Escolha o dia para o qual você deseja voltar seu computador - o ideal é escolher o dia anterior ou o mais próximo - e prossiga. A máquina será reiniciada com as configurações da data solicitada. Um santo remédio

0 comentários: