quarta-feira, 17 de outubro de 2007

UBUNTU 7.10 - NOVIDADES.

Saiu o beta do Gutsy Gibbon, nova versão do sistema operacional Ubuntu a ser lançada dia 18 de outubro de 2007.Eu como fiel usuário vou apresentar uma lista rápida das novidades dessa versão em relação a anterior. O grande trunfo do Ubuntu é sua comunidade ultra-organizada que permite ao projeto um desenvolvimento rápido e de qualidade. Não é a toa que eles são capazes de preparar uma nova versão a cada 6 meses. Esse projeto merece os parabéns de
estar sim, aproximando usuários comuns ao Linux. Vamos as novidades:

- Compiz-Fuson habilitado por padrão: os efeitos à la Vista e OS X chegam ao Linux agora já estáveis. Assim que o sistema é instalado você dá dois clique (sendo 1 pra habilitar o driver proprietário da placa de vídeo) e voi a lá, tem os efeitos 3D mais avançados do mundo. Bem legal.

- Gnome 2.20: aplicativo de configuração de aparência, melhor gerenciamento de energia, aplicativo que estima o tempo de duração da bateria do notebook baseado em experiências passadas, suporte melhorado a touchpads dos notebooks.

- OpenOffice.org 2.3, GIMP 2.4, X.org 7.3, Kernel 2.6.22: versões novas com novidades e correção de erros. O kernel traz novidades interessantes na compatibilidade de Wireless e gerenciamento de energia para notebooks.

- AppArmor: desenvolvido pela Novell é uma proteção que reside no kernel e impede que programas tenham acesso a arquivos e diretórios. Por exemplo: você cria um profile (assim são chamados as configurações de cada programa para o AppArmor) do Firefox, nele expecifica as pastas que o Firefox tem acesso e quais não tem. Caso o aplicativo tenha uma falha de segurança e alguém tome controle da sua máquina a pessoa não terá acesso a informações pessoais ou do sistema. Isso garante a segurança até que a Mozilla lance uma correção para o aplicativo. Dei o exemplo do Firefox mas você pode criar um perfil AppArmor pra tudo que roda no sistema.

- Indexação de Documentos: o Ubuntu vem por padrão agora com um indexador de documentos e uma barra para pesquisa rápida. Indexa bookmarks, emails, arquivos texto e documentos em geral. A versão livre do Google Desktop.

- Troca Rápida de Usúarios: Sistema de troca rápida de usúarios similar a do Windows XP. Além do sistema de recados, você deixa uma mensagem para outros usuários leiam assim que logarem na máquina (útil pra quem divide o
computador com mais pessoas).

- Configuração Gráfica do X / Bullet-Proof X: uma razão a menos para se utilizar linha de comando! ;-) Agora o X pode ser configurado totalmente a partir de um aplicativo gráfico. X a prova de balas: não importa que merda você faça, configure mal o X, tenha um defeito na placa de vídeo, troque a placa, você sempre inicializará em ambiente gráfico, nada mais daquela tela azul feia do X e terminal.

- Gnash e Extensões do Firefox: Assim que você tenta tocar no Ubuntu uma Mp3 ou um arquivo DivX ele chama um assistente para baixar e instalar os codecs necessários, a partir de agora quando entra em um site com Flash pela primeira vez ele irá também oferecer pra instalar o Flash ou seu alternativo livre o Gnash. Além disso o Firefox ganhou no Ubuntu uma espécie de APT de extensões populares e famosas, algo bem interessante.

- PDF Printer e CUPS 1.3: o Ubuntu vem agora com uma impresso de documentos em PDF, ou seja, de qualquer programa você pode gerar um arquivo PDF. O módulo de impressoras ganhou uma bela atualização, agora lidando automaticamente com impressoras USB.

- Splash Screen: a splash screen não some mais, ou seja, a barra
carrega até o final sem piscar a tela uma única vez e no final você já tem o
desktop carregado. ;-)

- Suporte a escrita em partições NTFS: agora de fábrica já podemos
escrever em partições do Windows.

Em fim mais um monte de novidades que posso ter me esquecido. Agora é um mês
para matarem os bugs e termos a versão final em mãos. Dia 18 de outubro

começa então a contagem de mais 6 meses até o outro lançamento do Ubuntu,
aguardamos para essa versão um sistema de cache de arquivos novo que tornará
o boot do Ubuntu muito mais rápido, o TimeVault que é o ponto de reustaração

do Linux e o kernel 2.6.23 que trará o novo sistema de escalonamento de
processos, ah mas isso tudo está muito longe ainda, vamos curtir o Gutsy.

LINK DOWNLOAD - DVD UBUNTU 7.10 BETA

http://cdimage.ubuntu.com/releases/gutsy/beta/
LINK DOWNLOAD - CDROM UBUNTU 7.10 BETA
http://releases.ubuntu.com/releases/7.10/

0 comentários: