domingo, 30 de setembro de 2007

Os 6 carros mais inteligentes da atualidade.

Começa a chegar ao Brasil os modelos da série 7 da BMW. As revendas da marca alemã estimam que as vendas serão surpreendentes. O que explica tamanho otimismo em tempos de vacas magras é a parafernália tecnológica que faz dessa máquina um automóvel inteligente. Mas a BMW não é a única a apostar em veículos que têm QI. Há marcas que lançam carros que filtram o ar quando ele está carregado de poluentes, que fazem massagem e, alguns, até falam. Veja alguns deles abaixo:

1. BMW 745

Imagem
A chave tem uma memória que guarda os ajustes do banco, da direção, dos espelhos e do ar-condicionado do motorista. Assim que é colocada na fechadura do carro, ela "reconhece" a pessoa e faz as configurações necessárias.


2. Mercedes S Class
Imagem
Sensores nos pára-choques ajudam o motorista a estacionar. Indicam se o carro vai bater. Na frente há sensores que mantêm a velocidade constante. O sistema é destravado automaticamente sempre que esse "radar" detecta outro veículo à frente. Neste caso, infelizmente, o motorista tem de brecar. Os bancos são programáveis e possuem mecanismos que massageiam o motorista. Também há um mecanismo de circulação de ar quente e frio evitando que o revestimento de couro fique muito frio ou quente demais.


3. Volvo XC 90
Imagem
O carro tem sete lugares, mas cada um dos passageiros pode ouvir a música que quiser a partir da mesma disqueteira de CDs. O modelo vem ainda com aparelho de DVD, telefone, computador de bordo e cabeamentos de fibra ótica para conexão com a internet.


4. Lexus LS 430
Imagem
Um computador de bordo reconhece trechos de declive e reduz a velocidade do carro. O motorista não precisa pisar no freio o tempo todo. Tem ainda um mecanismo que filtra o ar. Aquela fumaça preta expelida por caminhões não entra no carro. O modelo vem ainda com um aparelho de som que aumenta ou diminui o volume de acordo com a intensidade de ruídos externos.


5. Citröen C5
Imagem
Possui suspensão hidrativa ligada a um computador de bordo. Sensores espalhados pelo carro enviam informações sobre as condições da pista e a velocidade do veículo. Um software faz a análise desses dados e determina a altura do carro em relação ao solo. Este sistema é independente em cada uma das rodas, o que dá ao passageiro a sensação de andar em um terreno plano ainda que o carro passe por buracos. A suspensão faz a correção sozinha.


6. Audi A8
Imagem
Um dispositivo eletrônico permite que as portas do carro sejam destravadas quando o motorista se aproxima. Nem é preciso inseri-la na fechadura. Tampouco no contato. Para dar partida basta apertar um botão no console. O motorista pode ainda controlar todas as funções do carro, inclusive a altura da suspensão, e verificar a pressão dos pneus de uma tela no console central.

0 comentários: