segunda-feira, 28 de maio de 2007

Windows XP Full Performance. Parte 1

Alterações no Registro:

Vá em Iniciar/Executar digite regedit e clique em OK

Velocidade do Menu Iniciar:

Navegue para HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita. Lá vai estar com o valor 400, que é o tempo que o Menu iniciar utiliza pra se exibir, se diminuir mais rápido ele fica.

Rapidez de acesso a programas e arquivos:

Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem e crie
uma chave dword. Renomeamos com o nome de ConfigFileAllocSize. Duplo-clique sobre o mesmo e digitamos o valor de 200 em hexadecimal ( 512 em decimal ).

Acelerando o boot do XP:

Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session
Manager\Memory Management\PrefetchParameters, altere o valor "EnablePrefetcher" para "1" ficando assim: "EnablePrefetcher"=dword:00000001

Desligar mais rápido:

Navegue até a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\, chegando lá,
encontre o valor HungAppTimeout que deve estar em 5000 (padrão). Se não estiver, coloque. Por aí mesmo, procure o valor WaitToKillAppTimeout. Troque o valor para 1000 (o padrão é 20000).
Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\ e troque o valor de WaitToKillServiceTimeout para 1000.

Descarregando dll depois de fechar programas:

Para obrigar o Windows XP a descarregar a memória todas as DLLs que não estão em uso, Navegue até a chave KEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer, crie uma nova chave chamada AlwaysUnloadDLL. (Clique com o botão direito do mouse na chave Explorer, aponte para Novo, depois Chave. Uma nova chave vai ser criada dentro do item Explorer, vai parecer uma pasta nova). Renomeie-a para AlwaysUnloadDLL e troque o valor Padrão para 1 invés de 0.

Ligando o Cache L2 do processador no XP:

No Windows XP é um pouco dificil de se lidar com Cache L2. Se você souber exatamente o quanto de Cache L2 seu procesador tem:
Navegue até a chave KEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session
Manager\Memory\Management\, procure pelo valor "SecondLevelDataCache", duplo clique na janela que se abre, marque a bolinha "Decimal" e em "Value Data" digite quantos kilobytes de Cache L2 o seu processador tem, eu (Solberg) coloco sempre o dobro da quantidade que o processador tem de cache, e os resultados são bem melhores.

0 comentários: